“Partilhe a estrada em segurança”: Campanha da CAR VAZ para diminuir acidentes

Campanha “Partilhe a estrada em segurança”, lançada pela CAR VAZ, tem como objetivo consciencializar automobilistas e camionistas para uma condução segura e defensiva. Uma necessidade face ao número de acidentes rodoviários em Portugal.

“Partilhe a estrada em segurança”: Campanha da CAR VAZ para diminuir acidentes
“Partilhe a estrada em segurança”: Campanha da CAR VAZ para diminuir acidentes: Foto: © Rosa Pinto

Dados da Guarda Nacional Republicana (GNR) indicam que foram registados em 2018, nas estradas portuguesas, mais de 80 mil acidentes rodoviários. Em face da situação a empresa nacional CAR VAZ, que se dedica à comercialização de automóveis, reforça a mensagem da campanha rodoviária. O objetivo é combater a sinistralidade, incutindo comportamentos mais seguros entre condutores, automobilistas e camionistas.

Partilhe a estrada em segurança” é o mote da comunicação de sensibilização que se prolonga até o final de março. Uma campanha inovadora no setor, uma vez que alerta para as limitações dos veículos pesados, bem como, para a importância dos atos de civismo a ter em estrada.

Conduzir parece ser uma tarefa fácil, principalmente para quem o faz de modo profissional, mas a atividade é bem mais complexa do que pode parecer, principalmente para os camionistas. É precisamente para consciencializar e educar para alguns comportamentos preventivos em automobilistas e camionistas que a CAR VAZ decidiu lançar a campanha “Partilhe a estrada em segurança”.

A ação de sensibilização da CAR VAZ ganha forma através de várias peças de comunicação, nomeadamente através de um artigo informativo “Partilhe a estrada em segurança”, destinado aos automobilistas e que informa sobre as dificuldades de um veículo pesado na estrada, principalmente se for um camião de mercadorias. A mensagem da campanha foi estrategicamente desenvolvida para oferecer alguns conselhos e partilhar factos sobre como lidar com veículos pesados na estrada.

Como surgiu a ideia para a campanha “Partilhe a estrada com segurança”?

Após uma investigação sobre o tema, a equipa da CAR VAZ concluiu que não existiam muitos artigos semelhantes em Portugal. A lacuna significava que seria necessário falar sobre o tema e desmistificar alguns estereótipos. Para o fazer de forma assertiva e impactante, a pesquisa da informação para a campanha incidiu em trabalhos realizados no estrangeiro e, também, nos conselhos de um camionista entrevistado.

José Miguel Vaz, sócio-gerente da CAR VAZ, referiu: “A nossa vasta experiência no ramo automóvel permite-nos um conhecimento profundo dos reais problemas que existem entre ligeiros e pesados. Muitas vezes, os condutores dos ligeiros criam situações perigosas para os pesados sem terem noção”, explicando que, “de uma forma mais técnica podemos dizer que, enquanto um condutor de um carro tem uma perceção de quase todos ângulos do seu veículo, o mesmo já não acontece com um camionista que, devido à dimensão do camião, depara-se com bastantes ‘ângulos cegos’ e não consegue ter uma perceção tão clara do que o rodeia.”

O responsável da CAR VAZ acrescentou: “Esperamos, desta forma, poder contribuir para melhorar a segurança nas estradas, informando e educando para uma condução mais responsável e defensiva entre todos.”

Iniciativa inovadora engloba técnicas sobre condução de pesados

“Partilhe a estrada com segurança” é uma iniciativa inovadora, não só pelo conteúdo, mas também pelos objetivos educativos que a acompanham: desmistificar o estereótipo do condutor de pesados como alguém que é imprudente, que conduz demasiadas horas e provoca acidentes; elucidar os condutores de veículos automóveis sobre as limitações dos veículos pesados e partilhar técnicas de como conviver com eles na estrada; relembrar algumas regras básicas que, por vezes, são esquecidas ou ignoradas.

A ação de sensibilização foi lançada, há dois meses, e termina no final de março. Mas a CAR VAZ indicou que pretende dar continuidade “ao projeto cívico e educativo para uma condução segura e responsável na estrada, assumindo o compromisso de criar novas campanhas ao longo de 2019.”