Passe Cultura em Lisboa com mais de 11,6 mil entradas gratuitas

Os jovens foram os que mais usaram o Passe Cultura para visitarem gratuitamente equipamentos culturais geridos pelo Município de Lisboa. No total a iniciativa contabilizou mais de 11,6 mil entradas gratuitas nos equipamentos culturais.

Passe Cultura em Lisboa com mais de 11,6 mil entradas gratuitas
Passe Cultura em Lisboa com mais de 11,6 mil entradas gratuitas. Foto: Rosa Pinto

Ao fim de um ano da criação do Passe Cultura em Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) indica que foi usado em 11.660 entradas gratuitas em equipamentos culturais geridos pelo Município.

Uma iniciativa com o objetivo de apoiar o acesso à Cultura em Lisboa, e que se enquadrada no conjunto das medidas anti-inflação que a Câmara Municipal aprovou em 2022.

O passe foi implementado desde 1 de dezembro de 2022, e inicialmente apenas até ao final do primeiro semestre de 2023, o Passe Cultura dá acesso, de forma gratuita, aos equipamentos culturais municipais pelos munícipes com mais de 65 anos e pelos mais jovens.

A CML indicou que 65,4% das entradas gratuitas registadas durante o primeiro ano foram realizadas por jovens até os 23 anos. Nesta faixa etária, a preferência recai sobre o Lu.Ca – Teatro Luís Camões e o Teatro do Bairro Alto, enquanto os maiores de 65 anos preferiram o Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, a Casa Fernando Pessoa e o Atelier Júlio Pomar. Dos equipamentos, destacam-se para ambas as faixas etárias, o Padrão dos Descobrimentos e o São Luiz Teatro Municipal.

Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, referiu estar satisfeito com o facto dos lisboetas terem aderido “de forma muito expressiva” à iniciativa.

O Passe Cultura constitui um investimento muito relevante para possibilitar um maior acesso às expressões culturais por parte do público mais jovem e do público com mais idade e assim estimular a criação de hábitos de fruição cultural”, afirmou Carlos Moedas, citado em comunicado da CML.

O autarca acrescentou: “Este é mais um contributo para fazer de Lisboa uma cidade onde a Cultura é para todos”.

Para Diogo Moura, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, “o Passe Cultura é uma medida essencial para a democratização do acesso à Cultura. A adesão entusiástica ao Passe Cultura fortalece a identidade cultural da cidade e reforça o papel dos equipamentos culturais municipais como centros vitais de expressão artística. A acessibilidade a eventos culturais tornou-se um catalisador para a diversidade e inclusão, transformando os equipamentos culturais em espaços verdadeiramente abertos a todos.”