Paulo Sande, do Aliança, em conversa no Clube dos Pensadores

Paulo Sande, cabeça-de-lista às europeias pelo partido Aliança, conversa com Joaquim Jorge do Clube dos Pensadores, dia 23 de abril. Os atuais e futuros desafios da União Europeia e a posição do candidato a eurodeputado faz parte da conversa.

Paulo Sande, do Aliança, em conversa no Clube dos Pensadores
Paulo Sande, do Aliança, em conversa no Clube dos Pensadores. Foto: DR

O Partido Aliança apresenta-se pela primeira vez a eleições, e neste caso às europeias, com Paulo Sande a encabeçar a lista de candidatos a deputados ao Parlamento Europeu. A pouco mais de um mês das eleições, Paulo Sande vai ao Clube dos Pensadores, para uma conversa com Joaquim Jorge.

Depois de Marisa Matias, cabeça-de-lista do Bloco de Esquerda, às eleições europeias, ter passado pelo Clube dos Pensadores (CdP), Joaquim Jorge vai, no dia 23 de abril, pelas 21h30, no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia, continuar na senda das europeias com Paulo Sande.

Paulo Sande, professor, ex-representante do Parlamento Europeu em Portugal, e até há pouco tempo consultor político do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assume a liderança às eleições europeias, pelo Partido fundado e liderado por Santana Lopes.

Esta é a primeira ida a votos do Aliança, e por isso as expetativas podem surgir tendo em conta que os resultados podem servir com uma auscultação dos eleitores para as eleições nacionais a ter lugar, este ano, a 6 de outubro.

Migrações, desafios tecnológicos como o 5G, “guerras” económicas entre potências, Brexit, cibersegurança, União Bancária, bem como muitos outros temas, são alguns dos atuais e futuros desafios que se colocam à União Europeia, mas também a Portugal como Estado-Membro.

Paulo Sande tem vindo a defender que qualquer decisão relevante para Portugal tomada em Bruxelas deve passar por uma posição prévia dos deputados portugueses, para além de uma intervenção dos portugueses através de debates.

Quanto aos princípios gerais do Aliança para a Europa, defende que os excedentes orçamentais excessivos são tão contrários às regras do tratado como os défices excessivos.

O cabeça-de-lista do Aliança preconiza uma luta contra a pobreza, contra a corrupção, redobrados cuidados com o ambiente e a luta contra os nacionalismos extremistas, o protecionismo e o unilateralismo, mas também uma atenção especial ao mundo digital, com a criação em Portugal de um programa de formação em elementos de inteligência artificial, o lançamento de uma reflexão pública alargada sobre a democracia 4.0.

Neste encontro, no Clube dos Pensadores, de Paulo Sande com Joaquim Jorge, a situação na Venezuela, onde muitos milhares de portugueses e seus descendentes continuam a lutar empenhados pela paz e progresso de um país que os acolheu, é também tema de conversa, para uma visão europeia.

Esta é a primeira vez que o Clube dos Pensadores recebe um líder do Aliança. Noutras ocasiões recebeu o fundador do Aliança Pedro Santana Lopes, quando em 2007 aceitou falar publicamente depois de ter sido Primeiro-Ministro.

O Clube dos Pensadores indicou que durante o mês de maio vai fazer uma paragem, em virtude das eleições europeias a ter lugar a 26 de maio, no entanto lembrou também que uma das próximas convidadas a marcar presença é Joana Marques Vidal, até há pouco tempo, Procuradora-Geral da República. Joaquim Jorge esclareceu que apenas falta acertar uma data.