Pedidos de autorização de residência sobe para mais de 85 mil em 9 dias

Número de pedidos de autorização de residência por cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa sobe para mais de 85.700 em 9 dias. Destes, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras já processou 74.725 documentos.

Pedidos de autorização de residência sobe para mais de 85 mil em 9 dias
Pedidos de autorização de residência sobe para mais de 85 mil em 9 dias

No novo portal do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foram recebidos, desde o passado dia 13 de março e até às 19h00 de terça-feira, dia 21 de março, 85.770 pedidos para atribuição de Certificados de Autorização de Residência, de cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Para além dos requerentes com manifestações de interesse entregues até 31 de dezembro de 2022, também os cidadãos portadores dos novos vistos consulares da CPLP emitidos após 31 de outubro de 2022 podem inscrever-se na plataforma criada para o efeito pelo SEF.

“Do total de pedidos recebidos através das plataformas digitais, acessíveis nos sítios www.SEF.pt e www.ePortugal.gov.pt, o SEF já emitiu 74.725 documentos com referência para pagamento das autorizações de residência”, referiu o Ministério da Administração Interna (MAI), em comunicado.

O MAI indicou que “os níveis de segurança mantêm-se inalterados neste processo, tendo sido realizadas 4.369 consultas de segurança prévias à emissão das autorizações de residência por terem surgido alertas na análise inicial”.

Para o MAI trata-se de “um procedimento ágil e eficiente que deve ser utilizado pelos cidadãos dos países da CPLP, dando-lhes acesso a direitos em domínios muito relevantes como educação, saúde, segurança, atividade profissional, formação profissional e justiça”.