Penamacor Vila Madeiro aquece e alegra época de Natal

Corte e transporte do Madeiro, a fogueira nas noites de véspera de Natal, a Festa na Senhora do Incenso, o Mercado de Natal, workshops de gastronomia e muita música e animação constituem tradição e grande atração, em Penamacor, de 7 a 25 de dezembro.

Penamacor Vila Madeiro aquece e alegra época de Natal
Penamacor Vila Madeiro aquece e alegra época de Natal, Foto: DR

Penamacor Vila Madeiro decorre todos os fins-de-semana, entre 7 e 25 de dezembro. O evento, um dos tradicionais encontros da população de Penamacor no período natalício, possui momentos que altos de festa, como o corte e o transporte do Madeiro e a Festa na Senhora do Incenso, nos dias 7 e 8 de dezembro.

Na noite de 23 para 24 de dezembro é acesa a grande fogueira que é já um símbolo das festividades que reúne muitos visitantes.

No dia 7 de dezembro, sexta-feira, o evento arranca pelas 14h00, com a abertura do Mercado de Natal, mas com inauguração marcada para as 15h00.

Na noite ainda do dia 7, no Recinto de Nossa Senhora do Incenso, sobe ao palco uma das Tunas da Universidade da Beira Interior e também atuam grupos espontâneos, antes e após o espetáculo do artista Ruizinho de Penacova.

No dia 8 de dezembro, às 13h00, decorre o desfile do Madeiro, acompanhado de animação musical, e, às 23h00, o Baile da Malta do Madeiro com o duo Artur e Márcia, na Casa do Povo anima o recinto.

No dia 9, domingo, pelas 17h00, é a atuação do Ensemble de Saxofones da Academia de Música e Dança do Fundão.

No dia 15, sábado, decorre o 5º Passeio Equestre/1º Orihorse, para este evento, as inscrições devem ser efetuadas até ao dia 10 de dezembro, através dos contactos telefónicos 969 778 005 e 962 533 657.

No mesmo dia às 17h00, decorre o 2º Encontro dos Cantares ao Menino, no Convento de Santo António, com a atuação do Grupo Modas Antigas, do Rancho Folclórico Mondadeiras da Casa Branca, dos Cavaquinhos da Rebordosa e do Rancho Típico de Vila Nova.

Mas ainda no dia 15, pelas 21h00, pode-se assistir ao Concerto de Natal dos Alunos do Polo de Penamacor da Academia de Música e Dança do Fundão.

O dia 16 de dezembro começa com o Passeio Pedestre “Natal na Floresta”. Os participantes têm de efetuar previamente as inscrições através do contacto telefónicos 277 394 106.

No mesmo dia às 11h00 tem lugar o Encontro de Natal de Idosos do Concelho – Natal Sénior.

No dia 23, domingo, decorre, pelas 18h00, a 2ª Corrida Solidária Vila Madeiro, e às 22h00 atua a Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires, e às 22h00 é a vez do Concerto Saint Dominic’s Gospel Choir, na Praça Vila Madeiro. O evento termina pelas 17h00 do dia 25 de dezembro.

Durante todo o evento há animação de rua. Fazem também parte do Penamacor Vila Madeiro, várias atividades, como a Feira do Livro, na Biblioteca Municipal, o 3º Orimadeiro e a habitual festa de natal dos mais pequenos, subordinada à temática Natal na Floresta – Guardiões da Natureza em Festa, que envolve, no dia 14 de dezembro, alunos do primeiro ciclo e dos jardins-de-infância do concelho.

Também na tenda “Natal na Floresta”, situada no ex-quartel, está patente uma exposição de trabalhos sobre este tema e estão programados workshops de gastronomia tradicional e sabores da floresta. No exterior desta tenda, está exposta a mostra “O Vila Madeiro”. Programa completo.