Peregrinação anual das Crianças a Fátima decorre de 9 a 10 de junho

“Temos Mãe! Obrigado Jesus” é o tema de 2018 da Peregrinação anual das Crianças organizada pelo Santuário de Fátima. D. Nuno Almeida, bispo auxiliar de Braga preside às celebrações. O Santuário tem um programa organizado para as crianças.

Peregrinação anual das Crianças a Fátima decorre de 9 a 10 de junho
Peregrinação anual das Crianças a Fátima decorre de 9 a 10 de junho. Foto: Rosa Pinto

O Santuário de Fátima organiza mais uma vez a Peregrinação das Crianças, nos dias 9 e 10 de junho, com o objetivo de “despertar as crianças para a mensagem de Fátima e dar-lhes a conhecer a vida e a espiritualidade dos Beatos Francisco e Jacinta Marto.”

O lema para a Peregrinação das Crianças de 2018 é “Temos Mãe! Obrigado, Jesus”. Um lema que o Santuário de Fátima indicou ter sido escolhido tendo em conta “as palavras do Papa Francisco, em Fátima, no dia 13 de maio do ano passado, no Centenário das Aparições, e os objetivos do plano pastoral do Santuário para este ano de 2018.”

O lema para 2018 “tem como principal objetivo ajudar as crianças a descobrir na Senhora aparecida em Fátima, a mãe carinhosa que vem cobrir os seus filhos com o seu manto de luz, a fim de a todos conduzir a Deus, e despertar nelas o sentido de gratidão pelo dom da Mãe que, por Jesus, Deus entregou a toda a humanidade.”

O programa da peregrinação, a que vai presidir D. Nuno Almeida, bispo auxiliar de Braga, começa na noite de 9 de junho, com um momento celebrativo pelas 21h30 com a entrega de flores a Nossa Senhora e a recitação do terço. Em seguida as crianças podem ver um filme sobre o Papa Francisco nos ecrãs do Recinto de Oração.

Na manhã do dia 10, alunos do Colégio de S. Miguel fazem uma encenação referente ao tema da peregrinação, na Basílica da Santíssima Trindade.

No dia 10, as crianças podem deslocar-se para os seus locais reservados no recinto a partir das 10h00 pelos respetivos corredores, e a partir das 10h45 as entradas são feitas pelas zonas laterais.

O rosário na Capelinha das Aparições começa às 10h00, e a Eucaristia às 11h00 no Recinto de Oração. Da parte da tarde, a encenação é repetida às 15h30 e, pelas 16h00, tem lugar a celebração de despedida.

No final, o Santuário tem previsto, como já é costume, distribuir 35 mil surpresas por todas as crianças.

A peregrinação das crianças está a ser preparada já há algum tempo e para o efeito o Santuário fez chegar subsídios às paróquias que manifestaram interesse e desdobráveis com o programa da peregrinação, cartazes, folhetos relativo à campanha do mês de maio e o hino da peregrinação.

Este ano cada criança teve a missão de elaborar um postal original que vai oferecer a Nossa Senhora.

Na preparação para a peregrinação o Santuário recomendou que no início de cada semana fosse feita a leitura de uma passagem do Evangelho para descobrir as qualidades de Nossa Senhora enquanto mãe. E os mais pequenos incentivados a observar como Nossa Senhora continua a acompanhar cada pessoa ao longo da história e através disso meditar num episódio da Mensagem de Fátima.

Também foi pedido que para se pensar na importância que Nossa Senhora tem na vida de cada um, e responder às questões de um desafio, sendo que nas páginas em branco (do questionário) devem fazer um pequeno desenho e escrever uma pequena legenda.

O Santuário indicou que no âmbito da peregrinação “as celebrações das 9h00 e 12h30 na Basílica da Santíssima Trindade passam para a Capela da Morte de Jesus. A missa das 15h30 com a participação dos interpretes de Língua Gestual Portuguesa passa para a Capelinha das Aparições, onde se mantem a celebração das 16h30.”

Em termos de organização o santuário lembrou que “no dia da peregrinação, o secretariado da peregrinação das crianças encontra-se no Posto de Acolhimento e Informações 2, situado junto às escadas da entrada norte do Recinto” e que “todas as crianças devem trazer a sua identificação e o contacto do responsável”, e em caso de alguma criança se perder o posto de Acolhimento e Informações, é junto à Capelinha das Aparições.

O Santuário lembrou ainda que a assistência médica é “proporcionada no Posto de Socorros do Santuário, atrás da Azinheira Grande.”

Peregrinação anual das Crianças a Fátima decorre de 9 a 10 de junho
Peregrinação anual das Crianças a Fátima decorre de 9 a 10 de junho