Pés e postura leva podologista às escolas de Famalicão

Centro de Podologia de Famalicão realiza sessões de sensibilização, sobre cuidados e ter com os pés e sobre uma postura correta que evite muitas das doenças, nas escolas do concelho de Vila Nova de Famalicão.

Pés e postura leva podologista às escolas de Famalicão
Pés e postura leva podologista às escolas de Famalicão. Foto: DR

O Centro de Podologia de Famalicão está a promover sessões de sensibilização para os cuidados a ter com os pés e postura nas escolas do concelho de Vila Nova de Famalicão. A iniciativa tem como objetivo consciencializar crianças, professores, educadores e encarregados de educação para a saúde e higiene dos pés na infância, assim como para a adoção de uma correta postura, quer em contexto de sala de aula, quer no transporte do material escolar em mochilas ou trolleys.

A primeira ação decorreu esta semana na Escola Básica de Lousado, e contou com mais de 60 crianças do 1º ciclo, e ilustra que escolas estão atentas aos problemas de postura nas crianças.

Francisco Freitas, podologista responsável pelo Centro de Podologia de Famalicão, explicou que “as sessões consistem na realização de uma pequena palestra onde são apresentadas as principais doenças do pé e da postura na infância, e partilhadas algumas recomendações úteis para o dia-a-dia de um estudante”.

Na sessão “as crianças são desafiadas a realizar uma estabilometria, um exame que avalia os níveis de equilíbrio, tanto dos apoios dos pés como da postura do corpo”.

O especialista acrescentou ainda que “apesar do projeto ter surgido de um convite dirigido pela presidente da Associação de Pais da Escola Básica de Lousado, o grande propósito do Centro de Podologia de Famalicão é conseguir levar esta iniciativa a mais escolas do concelho, e desta forma alertar crianças e adultos para problemas de saúde que muitas vezes passam despercebidos”.

A próxima sessão vai decorrer na próxima semana na Escola Básica de Lousado, desta vez direcionada para crianças em idade pré-escolar.