Pescadores do Pérola do Bom Jesus resgatados no mar dos Açores

Marinha coordenou resgate de sete pescadores da embarcação de pesca Pérola do Bom Jesus, no mar dos Açores. Todos os pescadores foram resgatados pelo navio Norwegian Jade que já atracou no porto de Ponta Delgada.

Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada
Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada. Foto: Marinha

A Marinha indicou que recebeu um alerta, através do sistema de comunicações de socorro no mar (GMDSS), tendo o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) estabelecido comunicações rádio com embarcação de pesca Pérola do Bom Jesus, em perigo. O mestre informou que o navio estava a alagar e que necessitava de assistência imediata.

Através do MRCC Delgada, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes) a Marinha coordenou desde as 00h41 da madrugada de hoje, dia 28 de abril, a operação de salvamento dos sete pescadores da embarcação, que navegava a cerca de 50 milhas náuticas (cerca de 93 quilómetros) a sudeste da ilha Terceira, Açores.

O navio de cruzeiro Norwegian Jade que se encontrava a navegar a cerca de 20 milhas náuticas (cerca de 37 quilómetros) do pesqueiro foi desviado para o local e ativado o helicóptero da Força Aérea Portuguesa (FAP) EH-101 e a corveta António Enes da Marinha Portuguesa.

O navio Norwegian Jade efetuou o resgate dos sete náufragos, tendo posteriormente informado que todos estavam ilesos e não necessitavam de cuidados médicos.

O helicóptero EH-101 confirmou que a embarcação de pesca se mantinha a flutuar e regressou à base das Lajes. A corveta António Enes seguiu para a posição do sinistro a fim de verificar se existe eventual perigo para a navegação.

Os sete tripulantes resgatados seguiram a bordo do navio Norwegian Jade rumo ao porto de Ponta Delgada, tendo atracado neste porto pelas 07h37.

Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, o navio Norwegian Jade, um helicóptero EH-101 da FAP e a corveta António Enes da Marinha Portuguesa.