PIB cresce no terceiro trimestre 4,2% em relação a 2020.

Economia portuguesa apresenta um crescimento do PIB no terceiro trimestre de 4,2% face ao período homólogo e 2,9% em relação ao trimestre anterior. Ministério das Finanças reforça que se trata de uma retoma de convergência com a Zona Euro.

PIB cresce no terceiro trimestre 4,2% em relação a 2020.
PIB cresce no terceiro trimestre 4,2% em relação a 2020. Foto: © Rosa Pinto

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu no terceiro trimestre 4,2% face ao período homólogo e 2,9% face ao trimestre anterior, indica o Ministério das Finanças (MF) em comunicado, e acrescenta que se trata de um crescimento bem acima da média da Zona Euro que foi de 3,7% em termos homólogos e 2,2% em cadeia.

O MF refere que face ao trimestre anterior, Portugal apresenta, à data de hoje, 29 de outubro, o terceiro maior crescimento entre os países da Zona Euro. Um crescimento que é impulsionado pela procura externa líquida que apresentou uma forte recuperação no terceiro trimestre.

Para o MF os dados divulgados hoje na estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) estão em linha com a previsão de um crescimento de 4,8% em 2021. Uma previsão que foi apresentada na proposta de Orçamento de Estado para 2022. “O nível alcançado de vacinação, assim como os indicadores avançados, tais como compras e levantamento multibanco efetuadas por estrangeiros, apontam para a continuação de uma forte recuperação até ao final do ano”.

Os dados indicam que a economia portuguesa está a crescer pelo segundo trimestre consecutivo. Este crescimento é interpretado pelo MF como uma retoma na convergência com a Zona Euro, tal como se verificava até à pandemia. Entre 2016 e 2019, Portugal apresentou um crescimento acumulado de 11,3%, consideravelmente acima da média da Zona Euro, que foi de 7,9%. Os dados agora divulgados parecem confirmar as estimativas das principais instituições que projetam a retoma da trajetória de convergência da economia portuguesa com a média europeia nos próximos anos.

Para o Ministro de Estado e das Finanças, João Leão, “os dados hoje conhecidos reforçam a confiança de que Portugal continuará a crescer acima da média europeia nos próximos anos, permitindo que o nível de bem-estar dos portugueses convirja com a dos restantes países europeus.”

“Estes dados revelam, ainda, que face ao primeiro trimestre do ano, Portugal apresenta o maior crescimento acumulado, superior a 7%, e cerca de 3 pontos acima da média da Zona Euro”, refere o MF.