Pintura de Orlando Pompeu em exposição na Galiza

Exposição no ArteCafe, ’Metáforas Pompeuanas’,no centro da cidade de La Guarda, do pintor Orlando Pompeu, é mais uma incursão por terras galegas onde o artista é muito reconhecido.

Orlando Pompeu (dir.), acompanhado por Angela e Alaitz do ArteCafe, e do historiador Daniel Bastos (esq.)
Orlando Pompeu (dir.), acompanhado por Angela e Alaitz do ArteCafe, e do historiador Daniel Bastos (esq.). Foto: DR

No início do mês de agosto, o mestre-pintor Orlando Pompeu inaugurou no ArteCafe, no centro da cidade galega de La Guarda, a exposição de pintura com aguarela ‘Metáforas Pompeuanas’.

Orlando Pompeu é um dos mais conceituados artistas plásticos portugueses da atualidade, detentor de uma obra que está representada em variadas coleções particulares e oficiais em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Brasil, Estados Unidos, Dubai e no Japão.

A exposição em La Guarda assinala também a relação umbilical do pintor com a região da Galiza, onde tem vindo a realizar várias exposições ao longo dos últimos anos, e onde possui vários apreciadores da pintura e colecionadores das suas obras.

A exposição de Orlando Pompeu, no ArteCafe está patente ao público durante o mês de agosto, época balnear em que a cidade de La Guarda recebe milhares de visitantes.

A pintura de Orlando Pompeu reflete um pouco o seu percurso, que originário de Cepães, o de Fafe, estudou desenho, pintura e escultura em Barcelona, Porto e Paris, para mais tarde nos anos 90 ir trabalhar para os Estados Unidos da América, e para o Japão.

Pintura e desenho, as obras de Orlando Pompeu são multifacetadas, desde um realismo penetrante até à leveza dos traços de uma estética marcante e singular. O artista nos seus últimos trabalhos reflete também uma crítica politica e social atual.