Plano Europeu de Luta contra o Cancro envolve 4 mil milhões de euros

Comissão Europeia lança Plano Europeu de Luta contra o Cancro, que vai desde a prevenção, rastreio, diagnóstico, tratamento e cuidados oncológicos. O Cancro matou, em 2020, mais de 1,3 milhões de europeus. Número de mortes está a crescer.

Plano Europeu de Luta contra o Cancro envolve 4 mil milhões de euros
Plano Europeu de Luta contra o Cancro envolve 4 mil milhões de euros. Foto: © UE

A Comissão Europeia apresenta Plano Europeu de Luta contra o Cancro na véspera de se assinalar o Dia Mundial de Luta contra o Cancro, 4 de fevereiro. Para a Comissão Europeia presidida por Ursula von der Leyen o Plano contra o Cancro é, no domínio da saúde, um pilar fundamental para uma União Europeia da Saúde forte.

Sobre o Plano, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirmou: “Em 2020, enquanto todos lutávamos contra a pandemia de COVID-19, muitos de nós travavam uma luta silenciosa. A luta contra o cancro. Em 2020, 1,3 milhões de europeus perderam a vida por causa desta doença. E, lamentavelmente, o número de casos está a aumentar”.

Baseado nas novas tecnologias, na investigação e na inovação, o Plano de Luta contra o Cancro define uma nova abordagem da União Europeia (UE) na prevenção, tratamento e cuidados oncológicos. Assim, o plano aborda todo o percurso da doença, desde a prevenção à qualidade de vida dos doentes e sobreviventes do cancro.

A Comissão Europeia indica que o Plano vai ser apoiado por ações que integram um conjunto de domínios de intervenção, desde o emprego, a educação, a política social e a igualdade, até à política de coesão e à fiscalidade, passando pelo comércio, a agricultura, a energia, o ambiente, o clima ou os transportes.

Quatro domínios de ação principais

O Plano de Luta contra o Cancro tem por base quatro domínios de ação fundamentais, com 10 iniciativas emblemáticas e diversas ações de apoio. O plano será implementado com recurso a um conjunto de instrumentos de financiamento da Comissão, com um total de 4 mil milhões de euros reservados para ações de luta contra o cancro, nomeadamente do Programa UE pela Saúde, do Horizonte Europa e do Programa Europa Digital.

  • A prevenção, mediante ações que incidem sobre os principais fatores de risco, nomeadamente o tabaco (com o objetivo de fazer com que menos de 5 % da população consuma tabaco até 2040), o consumo nocivo de álcool, a poluição ambiental e as substâncias perigosas. Além disso, a campanha «HealthyLifestyle4All» (um estilo de vida saudável para todos) ira promover hábitos alimentares saudáveis e a atividade física. Para prevenir os cancros causados por infeções, o Plano de Luta contra o Cancro tem por objetivo vacinar, pelo menos, 90 % da população-alvo de raparigas na UE e aumentar significativamente a vacinação dos rapazes até 2030.
  • A deteção precoce do cancro, através da melhoria em matéria de acesso, qualidade e diagnóstico, e do auxílio prestado aos Estados-Membros a fim de garantir que, até 2025, 90 % da população da UE que preenche os critérios para o rastreio do cancro da mama, do colo do útero e do cancro colorretal tenha acesso a esse rastreio. Para alcançar este objetivo, será apresentado um novo programa apoiado pela UE no domínio do rastreio do cancro.
  • O diagnóstico e tratamento através de ações destinadas a assegurar cuidados oncológicos mais integrados e abrangentes, e a combater a desigualdade no acesso a cuidados de saúde e medicamentos de qualidade. Até 2030, 90 % dos doentes elegíveis devem ter acesso aos centros nacionais integrados de oncologia interligados através de uma nova rede da UE. Além disso, será lançada uma nova iniciativa “Diagnóstico e tratamento do cancro para todos” até ao final de 2021, a fim de melhorar o acesso a diagnósticos e tratamentos inovadores do cancro, e uma iniciativa europeia para melhorar o conhecimento no domínio do cancro (UNCAN.eu) contribuirá para identificar as pessoas que apresentam um risco elevado de desenvolver um dos cancros mais comuns.
  • A melhoria da qualidade de vida dos doentes e sobreviventes do cancro, nomeadamente no que respeita à readaptação, à potencial recorrência de tumores, às doenças metastáticas e às medidas de apoio à integração social e à reintegração no local de trabalho. Será lançada a iniciativa “Uma melhor vida para os doentes com cancro”, centrada nos cuidados de acompanhamento.

Novo centro de conhecimento do cancro

Para apoiar as novas tecnologias, a investigação e a inovação, a Comissão anuncia o lançamento de um novo centro de conhecimento no domínio do cancro, para ajudar a coordenar iniciativas científicas e técnicas relacionadas com o cancro a nível da UE.

A Comissão anuncia também a criação de uma iniciativa europeia de imagiologia oncológica para apoiar o desenvolvimento de novas ferramentas assistidas por computador a fim de melhorar a medicina personalizada e as soluções inovadoras.

Com o lançamento também anunciado da iniciativa “Ajudar as crianças com cancro”, a Comissão refere que será dada especial atenção às crianças, para garantir que tenham acesso rápido e nas melhores condições à deteção, ao diagnóstico, ao tratamento e aos cuidados de saúde.

A Comissão anuncia ainda que, em 2021, é criado um registo das desigualdades no domínio do cancro para identificar tendências, disparidades e desigualdades entre Estados-Membros e regiões.