Plantação de cannabis em Cantanhede protegida contra incêndios com sistema português

Empresa EFAFLU instala sistema de combate a incêndios na farmacêutica Tilray, em Cantanhede. As instalações da Tilray possuem plantação de cannabis destinada a fins medicinais.

Plantação de cannabis em Cantanhede protegida contra incêndios com sistema português
Plantação de cannabis em Cantanhede protegida contra incêndios com sistema português. Foto: DR

Instalada no Parque Tecnológico de Cantanhede a primeira plantação de cannabis com licença de exploração para fins medicinais em Portugal, da empresa canadiana Tilray, está equipada com uma central de combate a incêndios fornecida pela empresa portuguesa EFAFLU.

A empresa EFAFLU, que produz e instala sistemas de bombagem e ventiladores, produziu e instalou uma central de combate a incêndios na Tilray. O sistema assegura a proteção da fábrica onde se produz e também se transforma a cannabis em medicamentos. A unidade fabril tem uma extensão de mais de 24 mil metros quadrados.

“A integração deste tipo de centrais de combate a incêndios em contexto laboratorial e industrial faz parte de um conjunto de normas de segurança, que cada vez mais são exigidas por lei e essenciais para o bom funcionamento de unidades de produção de grandes dimensões, e que empregam um elevado número de pessoas”, referiu António Ricca, administrador da EFAFLU, citado em comunicado.

O responsável pela EFAFLU acrescentou: “Para nós é um grande orgulho ter recebido o voto de confiança da multinacional farmacêutica Tilray para assegurar a produção e instalação da central de combate a incêndios nesta unidade, que será o seu centro para distribuição em toda a Europa”.

A unidade de produção da Tilray em Cantanhede, que envolveu um investimento de 20 milhões de euros, inclui áreas de cultivo interior, exterior e em estufa, laboratórios e áreas onde é feito o embalamento para posterior distribuição. A Tilray é uma das quatro empresas autorizadas a plantar cannabis, em Portugal, para fins medicinais, e a única com autorização do Infarmed para transformar a cannabis também no país.

A Tilray conta, em Portugal, com 117 colaboradores, mas que deverá crescer para os 200, até ao final d3 2019.

A EFAFLU é especializada na comercialização e manutenção de bombas, sistemas de bombagem e ventiladores. A empresa atua junto de parceiros especializados e qualificados que reconhecem a excelência da engenharia portuguesa, em países como a Inglaterra, França, Espanha, Dubai, Angola, Marrocos e Turquia. Outra das componentes da EFAFLU é a inovação, tendo em desenvolvimento uma nova gama de bombas industriais com vista à melhoria da eficiência hidráulica e energética. Para o desenvolvimento de nova tecnologia trabalha em parceria com laboratórios internacionais certificados e com o meio académico.