PM, na Grécia, apoia homem em paragem cardiorrespiratória

Equipa da Polícia Marítima (PM), integrada na missão da agência FRONTEX, resgatou em 14 de julho mais 41 emigrantes e refugiados e realizou manobras de suporte básico de vida a um homem que sofreu uma paragem cardiorrespiratória.

PM, na Grécia, apoia homem em paragem cardiorrespiratória
PM, na Grécia, apoia homem em paragem cardiorrespiratória. Foto: © MDN

Equipa da Polícia Marítima portuguesa, que se encontra na Ilha Grega de Lesbos integrada na missão da agência europeia FRONTEX, resgatou do mar Mediterrâneo em 14 de julho 41 emigrantes e refugiados. Um dos homens resgatados sofreu de paragem cardiorrespiratória, pelo que a equipa da PM procedeu a manobras de suporte básico de vida ao homem em dificuldade.

​De acordo com o comunicado da Autoridade Marítima Nacional o resgate ocorreu já depois da equipa da PM ter terminado a patrulha, mas recebeu um pedido de apoio da Guarda-costeira Grega.

“A equipa da PM deslocou-se imediatamente para junto do bote sobrelotado e resgatou todas as pessoas para o interior da embarcação ARADE. No total foram resgatados 41 emigrantes e refugiados dos quais 5 crianças, 7 mulheres e 29 homens, oriundos da Eritreia, Afeganistão, Paquistão, Iraque, Senegal, Mali e Síria”.

Do grupo dos resgatados fazia parte “um homem e uma criança com membros amputados”. A equipa distribuiu pelas crianças “pequenos ursos de peluche que alegraram um pouco a manhã de todos os resgatados”.

Durante o trajeto, até ao porto de desembarque de Skala Sikaminea um dos homens resgatados “sofreu uma paragem cardiorrespiratória”. A equipa da PM procedeu a “manobras de suporte básico de vida e ministrou-lhe oxigenoterapia”.

No porto Skala Sikaminea um médico tomou conta do homem em dificuldade prestando-lhe os cuidados médicos, e indicou que “o apoio prestado pela equipa da PM foi crucial para a sobrevivência do homem”. O doente foi de seguida “transportado para o hospital de Mitilene onde se encontra a recuperar”.

A nota da Autoridade Marítima Nacional indica que a equipa da PM realça “o espírito de entreajuda dos emigrantes que apoiaram o homem” em dificuldade.

A PM, em missão na Grécia, “já resgatou, em segurança e transportou para terra, 3166 refugiados e emigrantes que corriam risco de vida, dos quais 828 bebés e crianças e 685 mulheres, e deteve 5 facilitadores”.