PME inovadora portuguesa selecionada para Processo Acelerado para a Inovação

PME portuguesa ‘Consulpav’ vai ser apoiada pelo programa Horizonte 2020 da CE para acelerar a inovação a chegar ao mercado. A inovação consiste na utilização de fragmentos de borracha derivados de pneus em fim de vida nos pavimentos.

PME inovadora portuguesa selecionada para Processo Acelerado para a Inovação
PME inovadora portuguesa selecionada para Processo Acelerado para a Inovação. Infografia © CE

A Comissão Europeia vai atribuir 33,5 milhões de euros a 17 projetos inovadores que envolvem 80 parceiros de 19 países, entre os quais Portugal. O objetivo da atribuição do financiamento é acelerar o acesso ao mercado da inovação.

Esta atribuição de fundos é feita no âmbito da sexta e última ronda do projeto-piloto ‘Processo Acelerado para a Inovação’, executado dentro do programa de investigação e inovação da União Europeia (UE), Horizonte 2020.

Carlos Moedas, Comissário europeu responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, referiu: “Através do Horizonte 2020, pretendemos dar às empresas inovadoras o apoio de que necessitam para acelerar a transição das suas inovações para o mercado”.

O Comissário acrescentou ainda: “Com base nos resultados promissores desta fase-piloto e tendo em conta o seu potencial contributo para a inovação na Europa, decidimos que o Processo Acelerado para a Inovação continuará em 2018-2020 como parte do novo Conselho Europeu da Inovação.”

Na última ronda encontra-se uma PME beneficiária portuguesa, a ‘Consulpav’, que faz parte de um consórcio, a quem foi atribuído o montante de 2,1 milhões de euros para facilitar a transição da sua ideia inovadora para o mercado.

O projeto em que participa a PME portuguesa tem por alvo o setor da indústria da pavimentação que enfrenta atualmente desafios variados à medida que aumenta a necessidade de pavimentos que exijam menor manutenção, mais silenciosos e mais ecológicos. A utilização de fragmentos de borracha derivados de pneus em fim de vida em misturas betuminosas dá, segundo os promotores do projeto, resposta a todas estas necessidades.