Poetry Slam Torres Vedras de 2023 para desafiar a palavra dita

Palavra dita de textos poéticos em competição em Torres Vedras. O Poetry Slam de 2023 vai decorrer nas diversas salas do Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras de 20 de maio até julho de 2023.

Poetry Slam Torres Vedras de 2023 para desafiar a palavra dita
Poetry Slam Torres Vedras de 2023 para desafiar a palavra dita. Foto: Rosa Pinto

O Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras recebe, pelo segundo ano consecutivo, o Poetry Slam Torres Vedras. O evento é em torno da palavra dita que tem por base a performance e os textos poéticos da autoria dos participantes.

O evento, que decorre a partir de 20 de maio até julho de 2023, é coorganizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, EMERGE — Associação Cultural (sem fins lucrativos) e Portugal Slam (plataforma criada em articulação com as várias organizações do país), desenvolve-se nas diversas salas do Centro de Artes e Criatividade.

No texto de apresentação do evento consta que nos anos 80, um poeta local e um construtor civil lutaram, nos Estados Unidos da América em Illinois, Chicago, através da leitura de poesia contra aquilo que sentiam como uma perda de fulgor da poesia, ao mesmo tempo que queriam devolvê-la às pessoas, através das suas vozes – é assim que surge a prática do Poetry Slam. Esta prática chega a Portugal, a partir de 2009, em Lisboa, sendo rapidamente disseminado noutras cidades, sendo hoje praticada em cerca de doze localidades diferentes.

A organização do evento refere que pegando no exemplo de outras cidades e, como forma de promover a prática poética junto das comunidades locais, desenvolvendo aptidões literárias (linguagem e comunicação) através da poesia, o Poetry Slam chega a Torres Vedras em 2022.

O evento gratuito, onde o público é convidado a participar ativamente quer na apresentação de obras poéticas, quer como júri, em que os jurados são selecionado a partir do público presente, para pontuar cada slammer.

A competição desenvolve-se em três eliminatórias (rounds), sendo o primeiro e o segundo lugar automaticamente apurados para a Final do Poetry Slam Torres Vedras, onde será eleito o representante da cidade para a competição nacional no festival PORTUGAL SLAM 2023, que terá lugar em Almada.

Além desta competição pública (3 rounds), haverá também o evento quinzenal Open Slam, onde se convida à expressão livre e espontânea para testarem os seus poemas e, também, serão dinamizadas diversas oficinas. Estas oficinas estão abertas ao público em geral e são coordenadas por Li Alves e NBC.

Nestas oficinas haverá lugar à contextualização, desobstrução, questionamento e reflexão sobre poesia e oralidade, a capacitação de participantes a desenvolverem a sua escrita através de referências/emoções escondidas, dos sentidos e sensações, utilizando recursos descritivos através de técnicas ligadas ao storytelling e workshops ligados ao cuidado com a voz, a sua projeção, expressão e técnica, na capacitação dos participantes de boas práticas no uso da voz como ferramenta criativa e profissional.