Polícia Marítima salva 998 migrantes na Grécia em 2017

Desde maio de 2017 que a equipa da Polícia Marítima em missão na ilha de Lesbos, Grécia, detetou e resgatou das águas do Mar Egeu 998 migrantes de diversas nacionalidades.

Polícia Marítima salva 998 migrantes na Grécia em 2017
Polícia Marítima salva 998 migrantes na Grécia em 2017. Foto: Autoridade Marítima Nacional

A equipa da Polícia Marítima, em missão na ilha grega de Lesbos, desde 1 de maio de 2017, já detetou e retirou a salvo das águas do Mar Egeu 998 migrantes de diferentes nacionalidades. Migrantes que numa travessia marítima arriscada, tentam entrar na Europa vindos da Costa da Turquia para a Grécia, indicou hoje, a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

​A Polícia Marítima portuguesa em missão na Grécia realizou em 221 ações de patrulha no mar, num total de 1.478 horas de navegação. Para além da embarcação a equipa conta com uma Viatura de Vigilância Costeira equipada com radar e câmaras de vigilância de imagem infravermelhos e térmica, realizou 223 ações de vigilância, num total de 1.482 horas de missão, tendo dado apoio a 21 missões de busca e salvamento marítimo de migrantes.

A equipa portuguesa está integrada na operação POSEIDON, coordenada pela agência europeia FRONTEX e em apoio à guarda-costeira grega. A missão tem como objetivo controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas, que são ao mesmo tempo fronteiras externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço.

A AMN indicou que a equipa da Policia Marítima vai continuar em missão, até ao dia 31 de janeiro de 2018, no âmbito das funções de guarda-costeira europeia.