Polícia trava rede de falsificação de documentos na Alemanha e Grécia

Ação da polícia alemã e da polícia grega apoiadas pela Europol identificam e travam rede de falsificação de documentos em grande escala na Alemanha e na Grécia. Uma pessoa foi presa, desmantelada uma unidade gráfica e apreendido diverso material.

Polícia trava rede de falsificação de documentos na Alemanha e Grécia
Polícia trava rede de falsificação de documentos na Alemanha e Grécia. Foto: DR

A Polícia Federal da Alemanha em Halle e a Polícia da Grécia, apoiadas pela Europol, realizaram, hoje, 15 de julho, prisão de um suspeito de falsificação de documentos, 12 buscas domiciliares na Alemanha e várias na Grécia como resultado de uma investigação sobre falsificação de documentos em larga escala.

A Operação Kosmos, iniciada pelas autoridades alemãs, com o objetivo de fazer parar uma rede envolvida no contrabando de documentos falsos para facilitar a passagem ilegal de fronteiras de cidadãos em toda a Europa.

A Europol explicou que os documentos falsificados eram principalmente passaportes, cartões de identificação, autorizações de residência e cartas de condução.

A troca de informações com a Europol levou as polícias a atuarem na Grécia, onde identificaram diferentes suspeitos e uma unidade gráfica ilegal que produzia documentos falsos.

A investigação revelou que os destinatários estavam localizados em países da União Europeia (UE) e fora da UE, como Afeganistão, Bósnia e Herzegovina, Alemanha, Hungria, Itália, Espanha, Arábia Saudita, Suécia, Síria e Turquia.

Mais de 267 polícias alemães realizaram 12 buscas domiciliares no país e uma pessoa foi presa, foram apreendidos vários dispositivos eletrónicos, notebooks e documentos de falsificação.

A Europol através do seu Centro Europeu de Contrabando de Migrantes da Europol (EMSC), forneceu suporte analítico e operacional e apoiou as autoridades gregas com um escritório móvel no local durante a ação policial.

Este é um dos primeiros dias de ação policial realizados com as autoridades alemãs desde que a Alemanha assumiu a presidência do Conselho da União Europeia no dia 1 de julho.