Politécnico de Leiria abre portas a estudantes do secundário

Politécnico de Leiria convida estudantes do secundário e familias a conhecer as Escolas Superiores de Tecnologia e Gestão, e de Saúde. Dar a conhecer os cursos, os laboratórios e todas as valências das escolas, são objetivos do Dia Aberto.

Politécnico de Leiria
Politécnico de Leiria. Foto: DR

O Politécnico de Leiria lança a iniciativa do Dia Aberto convidando os estudantes do ensino secundário, pais e familiares a conhecer as Escolas, a oferta formativa, as rotinas do ensino superior, atividades, espaços e laboratórios.

O Dia Aberto decorre nos próximos dias 17, sábado, e 19 e 20 de março, segunda e terça-feira, permitindo que os jovens estudantes do secundário bem como os encarregados de educação possam esclarecer dúvidas e conviver com estudantes e docentes do Politécnico.

O Dia Aberto do campus 2 do Politécnico de Leiria, onde se situam a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e Escola Superior de Saúde (ESSLei), no Alto do Vieiro, em Leiria, dará a conhecer 21 TeSP, 21 licenciaturas, 15 cursos de pós-graduação e 18 mestrados, nas áreas de engenharia, saúde, ciências empresariais e ciências jurídicas.

Laboratório de jogos digitais
Laboratório de jogos digitais. Foto: DR

Susana Ferreira, membro da Comissão Central do Dia Aberto, reforça a importância para os jovens do secundário que ainda não sabem o curso que vão seguir após o 12º ano, e por isso aconselha “vivamente” que “venham visitar no sábado, que aproveitem o dia em família para conhecer melhor o campus, e que convivam com os nossos docentes, funcionários e atuais estudantes, que estarão disponíveis para esclarecer dúvidas e fazer visitas guiadas pelo campus. Poderão, assim, inteirar-se de todas as potencialidades da ESSLei e da ESTG, que, em conjunto, contam com mais de 60 laboratórios e salas especializadas, algumas únicas no país.”

Laboratório de engenharia automóvel
Laboratório de engenharia automóvel. Foto: DR

As atividades do Dia Aberto no sábado foram especialmente pensadas para responder, não só às expetativas e necessidades dos jovens, como dos pais e encarregados de educação. Um dia que inclui visitas guiadas ao campus. Para isso os que pretendam participar na visita devem previamente inscrever-se por online, até 16 de março.

A visita guiada vai dar a possibilidade de “conhecer de perto e de forma personalizada as diferentes áreas da saúde, ciência e tecnologia do campus 2 do Politécnico de Leiria, percorrendo todos os departamentos: ciências jurídicas, ciências da linguagem, engenharia do ambiente, civil, eletrotécnica, informática, mecânica, gestão e economia, e matemática (na ESTG), e ciências de informação em saúde, enfermagem, dietética e nutrição, fisioterapia, terapia da fala, e terapia ocupacional (na ESSLei).”

Laboratório em saúde
Laboratório em saúde. Foto: DR

Nos outros dois úteis, segunda e terça, os estudantes têm a “possibilidade de participar em simulações de julgamento e de mediação jurídica, realizar experiências em laboratório, observar demonstrações com robôs, e conhecer as diversas Academias de fabricantes que escolheram o Politécnico de Leiria para apoiar a formação de estudantes e profissionais, como é o caso da Siemens, Cisco, EduNet/Phoenix Contact, Oracle, entre outras.”

Os estudantes do secundário “podem ainda participar em aulas práticas de prototipagem de peças, jogos didáticos, como o ‘Quem quer ser dicionário’, e aulas para descomplicar a matemática. Haverá ainda uma exposição interativa de instrumentos e materiais usados pelo profissional de saúde, workshops, bem como sessões de pergunta e resposta sobre os diversos cursos.”

Laboratório em saúde
Laboratório em saúde. Foto: DR

O Politécnico prevê que o Dia Aberto possibilite a visita de 1.200 visitantes de todo o país, podendo o programa completo de atividades pode ser consultado no portal criado para o efeito.