Politécnico de Leiria coloca duas equipas no Desafio Nacional da Siemens

Das vinte equipas de estudantes do ensino superior que vão disputar o Desafio Nacional Geração Simaris Design, promovido pela Siemens, duas são do Politécnico de Leiria. A seleção das equipas obedeceu a elevado nível de exigência em conhecimento técnico e uso de ferramentas.

Estudantes do Politécnico de Leiria no Desafio Nacional da Siemens
Estudantes do Politécnico de Leiria no Desafio Nacional da Siemens. Foto: © DR

Duas equipas constituídas, cada uma, por dois estudantes da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Politécnico de Leiria, conseguiram ser selecionadas para participar no Desafio Nacional Geração Simaris Design, promovido pela Siemens.

No concurso participam vinte equipas de estudantes do ensino superior de todo o país. As duas equipas do Politécnico de Leiria são acompanhadas pelo docente Pedro Marques, que refere que o Politécnico concorreu “com duas equipas”, e as duas foram “selecionadas para o concurso, o que revela que os nossos estudantes estão muito bem preparados, dispondo do conhecimento e ferramentas essenciais para vingar e inovar nestas áreas”.

A iniciativa da Siemens tem como objetivo divulgar junto dos estudantes a aplicação ‘Simaris Design’ e as potencialidades no projeto de instalações elétricas. A equipa vencedora é premiada com uma viagem de três dias ao centro Totally Integrated Power, na Alemanha, onde poderá contactar com os responsáveis pelo desenho da aplicação, bem como conhecer algumas soluções Siemens para projetos de distribuição de energia.

As equipas do Politécnico de Leiria que irão participar no Desafio Nacional Geração Simaris Design são constituídas pelos estudantes Jorge Caseiro e Pedro Santos, do 3.º ano, e Ruben Franco e João Santos, do 1.º ano. A prova decorrerá a 23 de fevereiro nas instalações da Siemens em Alfragide.

Além do prémio atribuído à equipa vencedora, a Siemens atribui aos estabelecimentos de ensino participantes uma licença de utilização da versão profissional do Simaris Desing. O estabelecimento de ensino superior representado pela equipa vencedora tem prioridade na organização do próximo Desafio.