Ponte Global: Estratégia europeia promove a conetividade no mundo

Comissão Europeia promove conetividade sustentável em todo o mundo com estratégia Ponte Global. Até 2027 a União Europeia vai investir 300 mil milhões de euros em para criar uma conectividade inteligente, limpa e segura no digital, na energia e nos transportes.

Ponte Global: Estratégia europeia para conectar o mundo
Ponte Global: Estratégia europeia para conectar o mundo

A Comissão Europeia e o Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança lançaram hoje, 1 de dezembro de 2021, a Ponte Global, uma nova estratégia europeia para a conectividade inteligente, limpa e segura no digital, na energia e nos transportes. Uma conetividade que vai reforçar os sistemas de saúde, de educação e de investigação em todo o mundo.

Esta nova estratégia europeia tem como objetivo criar ligações sustentáveis e de confiança em benefício das pessoas e do planeta. Estas ligações devem permitir enfrentar os desafios globais mais prementes, indo das alterações climáticas e da proteção do ambiente à melhoria da segurança sanitária e ao reforço da competitividade e das cadeias de abastecimento mundiais.

A Ponte Global vai mobilizar até 300 mil milhões de euros em investimentos a realizar entre 2021 e 2027. Estes investimentos pretendem contribuir para uma recuperação mundial duradoura, em face das necessidades e dos interesses de todos os parceiros.

Um dos exemplos destacados pela Comissão Europeia é o programa BELLA (Building the Europe Link with Latin America), também conhecido como “EllaLink”, o cabo submarino de fibra ótica que liga, a partir de Sines, a Europa e a América do Sul, inaugurado durante a Presidência Portuguesa da União Europeia.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, referiu: “A pandemia de COVID-19 mostrou-nos até que ponto o mundo em que vivemos está interconectado”. Agora, queremos, “redefinir o nosso modelo de conectividade no contexto da recuperação mundial, por forma a estarmos mais bem preparados para o futuro”.

A estratégia Ponte Global prevê “investimentos em infraestruturas materiais e não materiais, investimentos sustentáveis nos domínios digital, climático e energético, nos transportes, na saúde, na educação e na investigação, bem como na criação de um ambiente favorável, que garanta condições de concorrência equitativas” explicou presidente da Comissão Europeia.