“Ponto de Partida”, funambulismo em Santa Maria da Feira

Travessia de 70 metros a 20 metros de altura. A caminhada da fundambulista tem estreia absoluta no dia 25 de maio de 2023, às 21h30, em Santa Maria da Feira. "Ponto de Partida" repete-se a 26 e 27 maio, às 21h00. O espetáculo é gratuito

“Ponto de Partida”, funambulismo em Santa Maria da Feira
“Ponto de Partida”, funambulismo em Santa Maria da Feira. Foto: DR

“Ponto de Partida”, uma criação de Bruno Machado e Juliana Moura protagonizada por Jessica Lane, assume-se como a primeira criação de funambulismo em Portugal. Uma travessia de mais de 70 metros a 20 metros de altura, com uma narrativa inspirada em Kandinsky, tem estreia a 25 de maio e repete nos dias 26 e 17.

O espetáculo, no âmbito do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, em Santa Maria da Feira. – Olha Mãe! O céu está Kandinsky! (exclama a menina ao passear no parque com os pais). Até que ponto a contemplação da arte nos afeta? “Ponto de Partida” – Travessia é um projeto de pesquisa artística de circo contemporâneo sobre o tema e a técnica do funambulismo, tendo como fonte primária de inspiração a obra e a vida do artista Wassily Kandinsky.

Uma provocação artística que se proporciona pela contemplação. O arame rasga o céu e delimita dois “mundos” paralelos. Inevitável não notar, quase impossível não olhar para céu e contemplar a escrita criativa desenvolvida pela funambulista sobre o arame. Uma caminhada em forma de meditação em busca de significados, cores e formas para esta nova realidade paralela que se formou.

Através de uma pesquisa arrojada e multidisciplinar, compõe-se uma obra plástica deambulante sobre o arame no decorrer da caminhada da funambulista. A busca de Kandinsky para relacionar a arte com espiritualidade também está presente nesta pesquisa. Conceitos desenvolvidos e trabalhados por Kandinsky como o ponto, o traço e a linha são a base de pesquisa e composição do movimento e interpretação.

Ficha artística e técnica

  • Direção artística: Juliana Moura, Bruno Machado
  • Intérprete Criadora: Jessica Lane
  • Sonoplastia: André Borges
  • Figurinos: Sara Silva
  • Luz: Luís Filipe Machado
  • Produção: Fernanda Moura
  • Apoio Técnico de Funambulismo: Vincent Wauters; Centre Européen de Funambulisme
  • Técnicos de Rigging: André Freitas, Hugo Zanardi
  • Master Rigging: Bruno Frenette
  • Coprodução: Festival Imaginarius, Cupula Circus Village Festival; Dinamico Festival, Festival Sul Filo del Circo, Festival Eutopia Óbidos.