Portingaloise: Espetáculo “Assembleia Dançante” do século XVIII, Gaia

VIII Portingaloise – Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas estreia "Assembleia Dançante", a 18 setembro, 19h00, no Armazém22, Gaia. Um espetáculo de criação comunitária que recria uma assembleia do século XVIII.

Portingaloise: Espetáculo “Assembleia Dançante” do século XVIII, Gaia
Portingaloise: Espetáculo “Assembleia Dançante” do século XVIII, Gaia. Foto: © Portingaloise

O espetáculo “Assembleia Dançante” que integra a 8ª edição do Portingaloise – Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas, estreia dia 18 de setembro, 19h00, no Armazém22, em Vila Nova de Gaia. O projeto de criação comunitária, que envolve intérpretes amadores e profissionais, pretende recriar uma assembleia do século XVIII enquanto espaço recreativo onde jogo, música, teatro e dança se conjugavam com o intuito de divertir.

O Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas conjuga criação, formação e divulgação de trabalhos relacionados com o património coreográfico europeu do século XV ao século XIX. É promovido pela Kale Companhia de Dança em parceria com Portingaloise Associação Cultural e Artística

Para a criação deste espetáculo, que integra o Ciclo de Verão do festival, houve um trabalho que levou os participantes a entrarem em contacto com a dança e a música do século XVIII, aprendendo as coreografias e reconhecendo as melodias. O espetáculo integra a palavra, o gesto e a música compondo um só texto dramático. Um espetáculo que convida ao prazer de festejar em comunidade.

Ficha Técnica: Ideia original, pesquisa e guião original – Cristina Fernandes; Direção artística – Ensemble Portingaloise; Desenho de Luz – Domingos Sousa Cocriação – Ensemble Portingaloise & Ensemble Alletamento; Coprodução – Kale/Portingaloise