Porto: A STCP reforça transportes na noite de S. João

Nas festas de S. João a STCP - Sociedade de Transportes Colectivos do Porto realiza operação especial, desde início da noite de 23 de junho e a manhã de 24 de junho, com aumento de frequência e reforço de viaturas de grande capacidade.

Porto: A STCP reforça transportes na noite de S. João
Porto: A STCP reforça transportes na noite de S. João. Foto: © Rosa Pinto

As festas de S. João estão asseguradas pela STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, que promove uma operação especial para garantir que todos tenham um acesso rápido, seguro e cómodo aos principais locais de animação são joanina.

A operação especial decorre entre o início da noite de quinta-feira, dia 23 de junho, e a manhã de sexta-feira, dia 24 de junho. A STCP reforça nos principais eixos de chegada à Baixa, e envolve um aumento de frequência e utilização de viaturas de grande capacidade. Assim, vai garantir uma mobilidade eficaz de e para todos os concelhos onde tem operação: Porto, Gondomar, Maia, Matosinhos, Valongo e Vila Nova de Gaia.

A SCTP refere que devido aos condicionalismos de trânsito na zona dos Aliados, Cordoaria e Ribeira, os términos das viagens serão deslocalizados para locais próximos dessas zonas.

Autocarros

Términos na Rua da Restauração (junto ao Hosp. Sto. António)

  • Linhas 200 Cast. Queijo + 1M Matosinhos Mercado (eixo do Campo Alegre) – frequência de 30 minutos toda a noite e madrugada, com articulados.
  • Linha 602 – oferta de 30 em 30 minutos toda a noite até cerca da 1:00, até às Guardeiras.

O Regresso de madrugada pela linha 3M, com partida da Trindade

  • Linhas 501, 507, 601, 12M e 13M efetuam o serviço noturno ou de madrugada habitual.

Términos na TRINDADE

  • Linha 600 Maia (eixo de Antero de Quental/ Amial/Ponte da Pedra) – frequência de 12,5 minutos, no sentido Aliados, até 01:00.
  • Linha 4M Maia – frequência de 15 minutos até à Ponte da Pedra, e de 30 minutos até à Maia até cerca das 2:30. Após esta hora, mantém-se apenas frequência de 30 minutos até à Maia. Afetação de autocarros articulados.
  • Linha 3M Aeroporto (eixo de Carvalhido/Monte dos Burgos/Moreira da Maia) – frequência de 30 minutos até ao Araújo, e de 60 minutos até ao Aeroporto até cerca das 3:00. Após esta hora, frequência de 30 minutos até ao Aeroporto. Afetação de autocarros articulados.

Términos no BOLHÃO (Rua do Bolhão)

  • Linhas 701 Codiceira + 702 Travagem (eixo de Sta. Catarina/Costa Cabral/Afonso Henriques/Alto da Maia) – frequência combinada no eixo comum de 15 minutos até à 1:00.
  • Linha 5M – frequência de 15 minutos durante a madrugada.

Términos no BOLHÃO (Rua Firmeza)

  • Linhas 305, 401 e 700 efetuam o serviço noturno habitual.
  • Linha 7M (eixos Bonfim/S. Roque/Alto da Serra/Valongo) – oferta de 40 em 40 minutos toda a madrugada. Afetação de autocarros articulados.
  • Linha 800 Gondomar + 801 São Pedro da Cova (eixos Baixa/S. Roque/Sta. Eulália) – frequência combinada no eixo comum de 15 minutos até à 1:00. A partir dessa hora permanece a linha 800 com partidas alternadas com a linha 8M a cada 30 minutos. Afetação de autocarros articulados.
  • Linha 8M (eixo de Fernão Magalhães/Areosa/S. Roque/Sta. Eulália) – oferta de 30 em 30 minutos na madrugada (combinada com a 800). Afetação de autocarros articulados.

Término em ALEXANDRE HERCULADO

  • Linha 400 – Oferta habitual de noturno (40/40minutos).
  • Linhas 901, 904, 905 e 906 (com proveniência da Ponte do Infante) – Oferta habitual, enquanto se mantiverem condições de circulação na Ponte de Infante. Após constrangimentos de circulação, passam a efetuar término junto à Câmara de Gaia.

Término na paragem Câmara de Gaia, na rua Daniel Serrão

  • Linha 905 – Frequência de 40 minutos entre o Monte da Virgem e Câmara de Gaia (na Rua Daniel Serrão). A articulação com a 907 possibilita oferta de 15/15 entre o Monte da Virgem e Sto Ovídio.
  • Linha 907 (Vila d’Este/Sto. Ovídio/Gaia Shopping) – reforço de frequência entre Sto. Ovídio e Vila d’Este. Serviço noturno entre Gaia Shopping e Vila D’Este sem alteração.
  • Linha 10M – Frequência de 20 minutos até cerca das 2:00 e de 40 minutos após essa hora, entre Câmara de Gaia e Vila d’Este.

Linhas que serão substituídas

Devido aos constrangimentos de trânsito, algumas linhas não irão operar ao noturno e madrugada, mas existem as seguintes alternativas próximas:

  • Linha 500 – utilize a 200 e 1M ou, se vier de Matosinhos, a 502
  • Linhas 904 e 11M – utilize as linhas 901 e 906 no lado de Gaia. No lado do Porto, a linha Amarela do Metro estará em funcionamento.
  • Os elétricos irão terminar o seu serviço mais cedo, a partir das 18h.
  • Linhas 900P e 900G – com passagem nas zonas ribeirinhas de Porto e Gaia, ambas linhas irão terminar o seu serviço mais cedo.

Todas as paragens localizadas na Cordoaria, Pr. Liberdade, Aliados, S. Bento, Batalha, D. João I, Carmo e, em VN Gaia, na parte final da Av. da República e acessos à Ponte do Infante, estão, em face das alternativas como estão explicadas, desativadas.

As outras linhas operam conforme oferta habitual, quer no serviço noturno, quer no serviço de madrugada.

A STCP lembra que, pela cobertura da sua rede de proximidade, efetua serviço a todos os pontos de animação do S. João nas várias freguesias do Porto. Também para estes locais, podem ser verificadas as ofertas em www.stcp.pt, Google Transit, Move-me AMP ou Explore.porto.pt.

Elétricos

Em relação aos Elétricos, o serviço irá terminar mais cedo na véspera de S. João, em função dos condicionamentos de trânsito. No dia 24 de junho, a operação do carro elétrico, em ambas as linhas, é iniciada pelas 9h00 com partida do Infante e Carmo, respetivamente.

Todos estes horários encontram-se disponíveis para consulta nas paragens, em www.stcp.pt ou através da linhaazul@stcp.pt. Aconselha-se sempre a consulta dos horários em tempo real das linhas STCP:

➡ Site STCP em: https://bit.ly/STCP-Horarios

➡ App Move-me.AMP

➡ QR Code na paragem

Pode ser também usado o serviço SMSBUS (custo 0,25 cêntimos): enviar mensagem com o código da paragem para o número 68998.