Porto de Maio em Cabo Verde impulsiona ligações e crescimento verde

Inaugurada nova infraestrutura portuária da Ilha de Maio, em Cabo Verde. O Porto vai facilitar o transporte de passageiros e de carga ao longo do corredor estratégico Praia-Dacar-Abidjã. Uma infraestrutura que envolveu apoio da União Europeia.

Porto de Maio em Cabo Verde impulsiona ligações e crescimento verde
Porto de Maio em Cabo Verde impulsiona ligações e crescimento verde. Foto: Rosa Pinto/arquivo

Cabo Verde passa a dispor de um porto marítimo na Ilha de Maio. O novo porto teve o apoio da União Europeia e do Banco Africano de Desenvolvimento, em conjunto com países como França, Luxemburgo, Portugal e Espanha, envolvendo também financiamento do BEI e do banco alemão de desenvolvimento KfW.

O modernizado porto na Ilha do Maio, agora inaugurado, insere-se numa iniciativa de um projeto mais vasto de alargamento das infraestruturas portuárias e de promoção do desenvolvimento económico sustentável do arquipélago de Cabo Verde.

A infraestrutura portuária da Ilha de Maio faz parte de um dos corredores de transporte estratégicos de África, que a União Europeia apoia. Trata-se de um tipo de investimento sustentável da União Europeia em Cabo Verde no âmbito da estratégia Global Gateway.

O porto da Ilha de Maio vai facilitar o transporte de passageiros e de carga ao longo do corredor estratégico Praia-Dacar-Abidjã e aumentar significativamente o potencial da reserva de biosfera da Ilha de Maio designada pela ONU, em termos de turismo respeitador do ambiente e crescimento inclusivo.Porto ma