Porto do Funchal lidera número de escalas a nível nacional, em 2021

Em 2021, os Portos da Região Autónoma da Madeira receberam 125 escalas e 117.289 passageiros. O Porto do Funchal liderou em número de escalas os portos a nível nacional. O Porto do Porto Santo recebeu mais de dois mil e quinhentos passageiros.

Porto do Funchal lidera número de escalas a nível nacional, em 2021
Porto do Funchal lidera número de escalas a nível nacional, em 2021. Foto: DR

O Porto do Funchal liderou os portos nacionais no número de escalas de navios de cruzeiros, em 2021, com 113 escalas, 114.767 passageiros e 70.815 tripulantes. Uma atividade que permitiu uma liderança a nível nacional, o que já não acontecia desde 2015.

Do mesmo modo o Porto do Porto Santo registou um crescimento enquanto porto de cruzeiros, uma recuperação que ocorreu nos últimos três meses de 2021, a que não é alheio o alívio das medidas de contingência face à pandemia. O porto contou, em 2021, com 12 escalas, 2.522 passageiros e 2.180 tripulantes, números inéditos e muito relevantes para a ilha de Porto Santo.

Os Portos da Madeira (Funchal e Porto Santo) concluíram o ano de 2021 com um total de 125 escalas e um movimento de 117.289 passageiros, números conseguidos praticamente, no último trimestre, isto apesar do primeiro navio do ano, o “World Voyager” ter feito escala inaugural em junho.

Paula Cabaço, presidente do Conselho de Administração dos Portos da Madeira, ressalva o facto de o sector ter arrancado “com mais movimento do que o esperado, apesar de todas as limitações impostas pela pandemia”, e acrescenta: “Tivemos 13 turnarounds, completos e parciais que movimentaram 3.126 passageiros e 44 pernoitas de navios, um indicador que mantém a tendência de crescimento, e que cria maiores oportunidades de dinamizar a economia da Região Autónoma da Madeira”.

Apesar de nunca ter deixado de acreditar no potencial dos Portos da Madeira para a atração do turismo de cruzeiros, a responsável da APRAM salienta que “foi fundamental termo-nos preparado para a retoma, mantendo o diálogo com as companhias, planificando de forma detalhada a operação, criando instrumentos de trabalho e reforçando a comunicação sobre o que estávamos a fazer ao nível da segurança sanitária, uma mensagem que se impunha perante as novas circunstâncias. Todo esse trabalho traduziu-se num investimento de mais de meio milhão de euros, um esforço elogiado pelos nossos parceiros, inclusive pela Cruise Lines International Association (CLIA)”.

O ano de 2021 ficou também marcado pela apresentação da nova assinatura da marca Portos da Madeira (“Your Safe Port”), que reflete o novo posicionamento da APRAM no mercado turístico de cruzeiros.

Para Paula Cabaço “o saldo de 2021 é francamente positivo e dá-nos excelentes perspetivas para os próximos anos,” embora ainda longe das estatísticas do mesmo período de 2019, no período pré pandemia.

O ano de 2022 promete ser um ano recorde ao nível do movimento de cruzeiros nos Portos do Funchal e Porto Santo, com um total de 350 escalas previstas (325 no Funchal e 25 no Porto Santo). As atuais perspetivas são apenas comparáveis a 2012, quando os Portos da Madeira registaram 339 escalas.

Para 2022 estão previstas também 26 estreias – 20 no Funchal e seis no Porto Santo-, e a primeira vai ocorrer já a 21 de fevereiro, com o “Seabourn Encore”.