Porto: STCP estabelece ligação direta – Campanhã e Hospital de São João

STCP anuncia que a partir de 18 de março vão entrar em funcionamento duas novas linhas de autocarro e que outras quatro vão ajustar percursos. O destaque vai para a nova linha 404: Terminal Intermodal de Campanhã - Hospital S. João, diurna e noturna.

Porto: STCP estabelece ligação direta - Campanhã e Hospital de São João
Porto: STCP estabelece ligação direta - Campanhã e Hospital de São João. Foto: Rosa Pinto

A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto anuncia a implementação de uma nova linha 404, com serviço entre as 6 horas da manhã e as 00h30 para apoiar os cerca de 25 mil utilizadores diários que chegam e partem do Terminal Intermodal de Campanhã (TIC).

Assim, é alterado, igualmente, o percurso da linha 9M, que passa a fazer a ligação entre os Aliados e o centro de Gondomar (via TIC) durante toda a madrugada. O Terminal Intermodal de Campanhã passa, então a contar com o apoio da operação STCP, sete dias por semana, 24 horas por dia, a partir da próxima segunda-feira, 18 de março.

NOVAS LINHAS

Linha 404: Campanhã (TIC) – Hospital S. João

A linha 404 surge para assegurar a ligação, em período diurno e noturno, entre estes dois términos, designadamente via Polo Universitário da Asprela e interface do Dragão, indo de encontro à mobilidade pretendida por estudantes, trabalhadores e visitantes do Polo do Hospital S. João/IPO, que viajam para o TIC para realizarem a ligação, em médio ou longo curso, através das várias linhas expresso e de comboio disponíveis em Campanhã.

Linha 2M: Aliados – Hospital S. João

A Rede da Madrugada passa a contar com mais uma linha, a 2M, que retoma o percurso que existia até 2011, permitindo prestar serviço, ao longo da madrugada, em toda a Rua da Boavista e a quase totalidade da Avenida da Boavista, bem como dar cobertura do espaço da Circunvalação, entre a Rotunda AEP e o Hospital S. João, que deixa de ser abrangida pela linha 9M (ver alteração de percurso desta linha).

LINHAS COM PERCURSOS AJUSTADOS

Linha 9M: Aliados-Gondomar

A linha 9M terá o seu percurso ajustado de modo a promover a ligação direta do centro de Gondomar ao centro da cidade do Porto, via Campanhã (TIC), no horário da madrugada, quando a STCP é a única operadora de transporte de passageiros em operação.

A linha 9M deixa de percorrer a Circunvalação, zona que passa a ser assegurada pela linha 2M entre a Rotunda AEP e o Hospital de S. João.

Linhas 300: Circular Aliados – Hospital S. João e 301: Circular Praça – Hospital S. João

As linhas 300 e 301, linhas circulares complementares, efetuam ajustes ao seu percurso em duas áreas.

É criada uma mobilidade na envolvente da Igreja da Areosa, densamente habitada, e das faculdades do Polo Universitário da Asprela. Substitui o trajeto atual entre a Igreja das Antas e o Hospital S. João, que passa a ser assegurado pela nova linha 404.

No centro do Porto, a linha 300 passa a ligar a Cordoaria à Batalha, aproximando-se do Terminal das Camélias, passando a existir uma ligação direta entre o Hospital de São João e a Batalha, via Av. Fernão de Magalhães.

Linha 13M: Aliados – Matosinhos Mercado

A linha 13M será alvo de uma ligeira alteração de percurso junto à Rotunda AEP, devido à entrada da linha 2M. Esta linha passará a efetuar a ligação entre Porto e Matosinhos, via Rua do Lidador.

A operação STCP, em funcionamento 24 horas por dia ao longo de todo o ano, passa a contar, a partir de 18 de março, com 71 linhas de autocarro e três de carro elétrico histórico (a linha 22 encontra-se suspensa devido às obras existentes no centro da cidade do Porto).