Portugal acolhe cinco migrantes do Sudão e Nigéria

Cinco homens provenientes de Itália, resgatados ao largo da costa da Líbia, chegaram ontem a Lisboa. Os migrantes, cidadãos do Sudão e da Nigéria, foram acolhidos pela Plataforma de Apoio aos Refugiados, no Cacém, e pelo Centro para as Migrações do Fundão.

Portugal acolhe cinco migrantes do Sudão e Nigéria
Portugal acolhe cinco migrantes do Sudão e Nigéria. Foto: DR

Chegaram a Portugal, na manhã de ontem, 5 cidadãos provenientes de Itália, resgatados ao largo da costa da Líbia por um navio da marinha italiana, no passado mês de maio, indicou em comunicado dos gabinetes da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa e do Ministro da Administração Interna.

Os 5 homens, nacionais do Sudão e da Nigéria, foram recebidos no aeroporto de Lisboa por uma equipa do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e do Alto Comissariado para as Migrações e de seguida foram acolhidos pela Plataforma de Apoio aos Refugiados, no Cacém, e pelo Centro para as Migrações do Fundão.

Portugal tem vindo a receber migrantes de várias “situações de emergência que resultam de resgates no Mediterrâneo”, e assim tem mantido “o seu compromisso de solidariedade e de cooperação europeia em matéria de migrações, participando ativamente em todos os processos de acolhimento”.

Desde 2018 até agora Portugal recebeu 127 pessoas na sequência de resgates dos navios Lifeline, Aquarius I, Diciotti, Aquarius II, Sea Watch III, Alan Kurdi e outras pequenas embarcações.

O comunicado dos Gabinetes dos Ministros reforça que “não obstante esta disponibilidade solidária sempre manifestada, o Governo português continua a defender uma solução europeia integrada, estável e permanente para responder ao desafio migratório”.