Portugal, Angola e Cabo Verde recebem apoio da UE para ensino e formação profissional

Comissão Europeia está a apoiar com 8,5 milhões de euros projetos de ensino e formação profissional em África e que envolvem oito Estados-Membros e 13 países africanos. Entre os vários países está Portugal, Angola e Cabo Verde.

Edifício da Comissão Europeia, Bruxelas
Edifício da Comissão Europeia, Bruxelas. Foto: Rosa Pinto

A Comissão Europeia disponibilizou 8,5 milhões de euros para dois projetos-piloto com África e um com os Balcãs Ocidentais no domínio do ensino e da formação profissional (EFP), ou seja:

O projeto-piloto “Internacionalização dos sistemas de EFP nos Balcãs Ocidentais” inclui seis parceiros dos Balcãs Ocidentais, bem como oito parceiros dos Estados-Membros da União Europeia (UE).

A “Aliança conjunta para o desenvolvimento de um regime de mobilidade e partilha de boas práticas entre sistemas de EFP africanos e europeus (Overstep)” envolve três Estados-Membros da UE e dez países africanos, entre os quais Cabo Verde.

A “Aliança de Apoio à Mobilidade em África” envolve 32 organizações de oito Estados-Membros da UE, entre os quais Portugal, e 13 países africanos, e entre estes estão Cabo Verde e Angola. Os projetos estão a iniciar as suas atividades em janeiro de 2020.