Portugal aumenta pedidos de patentes junto do Instituto Europeu de Patentes

Pedidos de patentes de empresas e inventores portugueses ao Instituto Europeu de Patentes, em 2022, foram 312. Um aumento de 7,6% em relação a 2021.Tecnologia informática, médica e farmacêutica são as três principais áreas de inovação.

Portugal aumenta pedidos de patentes junto do Instituto Europeu de Patentes

O número de pedidos de patentes registado no Instituto Europeu de Patentes (IEP) por empresas e inventores portugueses aumentou 7,6% em 2022, em 2021 o crescimento foi de 15,5%, divulgou o IEP. Um crescimento que contrasta com a redução nos pedidos de patentes por países da União Europeia em 2022, que foi de -0,5%.

Dados do IEP Patent Index 2022 indicam que em 2022, os inventores portugueses submeteram 312 pedidos de patentes no IEP, o maior volume anual até à data, e mais de 40% acima do volume registado há cinco anos.

Tecnologia informática, médica e farmacêutica são as principais áreas das invenções portuguesas

A tecnologia informática foi novamente a área com mais pedidos de patentes apresentados por Portugal, em 2022, junto do IEP. Por sua vez as tecnologias médicas e farmacêuticas voltaram a ocupar os 2º e 3º lugares, fazendo da saúde a indústria com o maior número de pedidos de patentes em Portugal.

Em 2022, as empresas e inventores portugueses aumentaram os pedidos de patentes para produtos farmacêuticos em 85,7%. Também na área da comunicação digital o número de inovações portuguesas mais do que quintuplicou. Uma área que lidera o maior número de pedidos de patentes no IEP a nível mundial.

“No que diz respeito à promessa de inovação verde, tem havido um crescimento sólido e sustentado de pedidos relacionados com tecnologias limpas e outros mecanismos que criam, transferem e armazenam electricidade”, disse António Campinos, Presidente do IEP, citado em comunicado pelo Instituto.

António Campinos acrescentou : “É este boom contínuo que está a impulsionar a transição energética. Os inovadores estão também a trabalhar para um futuro mais inteligente, à medida que a quarta revolução industrial toma conta das nossas vidas, sectores e indústrias – e se expande para outras áreas, desde os transportes aos cuidados de saúde. Podemos constatá-lo no crescimento contínuo dos pedidos de patentes em tecnologias digitais e semicondutores”.

Universidades e institutos portugueses entre os principais requerentes de patentes

Pelo segundo ano consecutivo, a Feedzai lidera a lista dos pedidos de Portugal, com o maior número de pedidos de patentes no IEP. A forte contribuição para a inovação por parte das universidades e centros de investigação em Portugal continua a destacar-se: seis dos 10 principais candidatos no IEP são provenientes deste sector.

Lisboa regista o maior crescimento; Norte e Centro continuam a inovar

A região Norte do país mantém a liderança do ranking regional com uma quota de 36,2% do total dos pedidos de patentes, seguida de perto pela região Centro com uma quota de 33,3%. No entanto, Lisboa apresentou o crescimento mais forte, com 38,6%, contribuindo para 25,3% do número total dos pedidos portugueses.

Tendências tecnológicas globais: as tecnologias digitais impulsionaram o crescimento global dos pedidos de patentes no mercado Europeu

O Índex de Patentes 2022 revela que a comunicação digital com um aumento de 11,2%, em relação a 2021, foi novamente a área com o maior número de pedidos de patentes registado no IEP em 2022, seguida pela tecnologia médica e tecnologia informática. O grande aumento de pedidos de patentes em tecnologias digitais estende-se por outras áreas, tais como os cuidados de saúde, transportes e agricultura.

A atividade no sector farmacêutico continuou a aumentar de forma sustentável, com 1%, ultrapassando os transportes que teve um decréscimo de 2,6% para entrar nas cinco principais áreas tecnológicas pela primeira vez na última década. Também a biotecnologia continuou a crescer com 11,0%.

Forte crescimento da China e dos EUA

Em 2022, os cinco principais países de origem para pedidos de patentes no IEP foram os Estados Unidos (representando um quarto do total), Alemanha, Japão, China e França.

O crescimento dos pedidos registado no ano anterior foi alimentado principalmente pelos pedidos da China, que teve um crescimento de 15,1% em comparação a 2021, tendo mais que duplicaram nos últimos cinco anos, e em menor medida pelos pedidos dos EUA que foi de 2,9% e da República da Coreia com 10,0%.

Em termos de tendências tecnológicas, os pedidos de patentes dos EUA subiram consideravelmente nas áreas da comunicação digital e das máquinas/aparelhos elétricos e energia. As empresas europeias submeteram menos pedidos para a área da comunicação digital, mas houve consideravelmente mais pedidos no que respeita à tecnologia informática, tecnologia médica e biotecnologia. Os pedidos de patentes oriundos da China aumentaram na maioria das principais áreas tecnológicas.

Tendências dos países europeus

A Alemanha continua a ser o país líder europeu no que respeita aos pedidos de patentes, embora estes tenham diminuído 4,7% no ano passado. Os pedidos da generalidade dos outros países que lideram esta atividade para o mercado europeu subiram, incluindo na Suíça com 5,9%, Países Baixos com 3,5% e França com 1,9%.

Entre os países com maior volume de pedidos de patentes (mais de 1.000 pedidos), os principais aumentos foram registados pela Irlanda com 12,3%, Bélgica com 5,0% e Áustria com 3,4%. Em relação aos pedidos de patentes per capita, a Suíça foi novamente líder, seguida por alguns países nórdicos.