Portugal disponível para receber 8 migrantes do Ocean Viking

Portugal pode receber 8 migrantes do navio humanitário Ocean Viking, que foi autorizado a atracar em Lampedusa. O país já acolheu desde 2018 um total de 139 pessoas de navios humanitários.

Portugal disponível para receber 8 migrantes do Ocean Viking
Portugal disponível para receber 8 migrantes do Ocean Viking. Foto: DR

O Governo português manifestou à Comissão Europeia disponibilidade para acolher 8 pessoas do grupo de 82 migrantes que se encontram a bordo do navio humanitário Ocean Viking, autorizado a atracar em Lampedusa, indica comunicado do Ministério da Administração Interna e do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Portugal, Alemanha, França, Itália e Luxemburgo manifestaram esta disponibilidade para receber o grupo de pessoas, num gesto de solidariedade humanitária e de desejo comum de fornecer soluções europeias para a questão da migração e das tragédias humanas que se verificam no Mediterrâneo.

Portugal tem participado ativamente em todos os processos de acolhimento.

Foi o que aconteceu com vários resgates dos navios Open Arms, Lifeline, Aquarius I, Diciotti, Aquarius II, Sea Watch III, Alan Kurdi e outras pequenas embarcações, tendo o nosso país acolhido desde 2018 um total de 139 pessoas.

Não obstante esta disponibilidade solidária sempre manifestada, o Governo português continua a defender uma solução europeia integrada, estável e permanente para responder ao desafio migratório.