Portugal e Grécia trocam experiências sobre missões pós-programa de ajustamento

Portugal e Grécia realizam sessão de cooperação técnica sobre o período pós-programa de ajustamento económico e financeiro. A cooperação insere-se na passagem de experiência portuguesa sobre as missões de técnicos da CE, BCE, MEE e FMI.

Ministro das Finanças, Mário Centeno
Ministro das Finanças, Mário Centeno. Foto: TVEuropa

Reuniram em Lisboa técnicos de Portugal e Grécia numa sessão de cooperação sobre o período pós-programa de ajustamento económico e financeiro. A iniciativa foi Ministro das Finanças português, Mário Centeno, ao seu homólogo grego, Euclides Tsakalotos para uma cooperação bilateral no âmbito do programa de ajustamento económico e financeiro.

A Grécia deverá iniciar a fase de monitorização pós-programa a partir de 20 de agosto, e envolve a realização de missões de técnicos da Comissão Europeia (CE), do Banco Central Europeu (BCE), do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), com uma periodicidade semestral.

Portugal, após o final do Programa de Assistência Económica e Financeira a 30 de junho de 2014, encontra-se agora numa fase de monitorização pós-programa, no âmbito da supervisão das instituições europeias (Post-Programme Surveillance) e do Fundo Monetário Internacional (Post-Program Monitoring).

O encontro de hoje permitiu partilhar a perspetiva nacional sobre as discussões políticas com as instituições multilaterais e aspetos práticos de organização das missões, num debate produtivo e transparente, que reforça a cooperação técnica entre os dois países.