Portugal em força no World Travel Market, em Londres

Turismo de Portugal leva empresas a Londres para promoverem o país como destino turístico. Na maior feira britânica de Turismo, o World Travel Market, 92 empresas e sete agências regionais de turismo pretendem atrair mais britânicos a visitar Portugal.

Portugal em força no World Travel Market, em Londres
Portugal em força no World Travel Market, em Londres. Foto: Rosa Pinto

Número de empresas portuguesas no World Travel Market (WTM), a maior feira britânica de Turismo e uma das mais importantes a nível mundial, é o maior de sempre. De 7 a 9 de novembro, em Londres, 92 empresas e sete Agências Regionais de Promoção Turística do Porto e Norte, Centro de Portugal, Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores, promovem Portugal como destino turístico.

Na World Travel Market, a Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, e o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, também mantiveram contactos com entidades internacionais ligadas ao turismo, desde associações empresariais a companhias aéreas, e com representantes do trade e dos destinos nacionais.

Rita Marques mostrou otimismo com “os resultados previsíveis para 2022 e a perspetiva das reservas e da procura para Portugal em 2023, sem, contudo, deixar de sublinhar a conjuntura incerta em que vivemos e da qual tudo dependerá”.

A responsável do setor no Governo acrescentou: “Portugal, apesar de toda essa conjuntura, goza de uma imagem e uma notoriedade assinaláveis nos mercados externos e em concreto no Reino Unido, o que naturalmente nos orgulha e nos coloca em melhor posição para disputar a procura externa.”

A presença portuguesa no WTM complementa um conjunto de ações promocionais que estão a ser desenvolvidas no mercado do Reino Unido, que é um dos principais emissores de turistas para Portugal, e responsável por 1,4 milhões de hóspedes, 6,1 milhões de dormidas e 2,25 mil milhões de euros em receitas entre janeiro e agosto de 2022, valores já muito próximos dos verificados em 2019 (pré-pandemia), com as receitas a serem mesmo superiores em 0,4%.

“As ações previstas para os próximos meses concentram-se, nomeadamente, em ações de comunicação como é caso da Campanha de Publicidade #TimeToBe, exclusiva em meios digitais e ações específicas de Relações Públicas dirigidas a opinion makers e a imprensa especializada”, esclareceu o Ministério da Economia e do Mar (MEA).

O MEA indicou que se manterá “a aposta no trade marketing, com iniciativas destinadas a operadores turísticos e companhias aéreas britânicas, bem como a promoção dos nossos principais produtos turísticos, e outros que contribuem para uma boa diversificação da carteira de experiências turísticas, entre os quais o Enoturismo, Gastronomia, Turismo Literário, Surf ou Festivais”.

Em comunicado o MEA indicou que “a promoção internacional do destino Portugal, em linha com o Plano Reativar Turismo | Construir Futuro, prossegue, assim, o objetivo inscrito na Estratégia Turismo 2027 de ultrapassar os 27 mil milhões de euros de receitas turísticas em 2027, de uma forma sustentável, gerando riqueza e bem-estar, em todo o território, ao longo de todo o ano e apostando na diversificação de mercados e segmentos”.