Portugal envia 50 mil doses de vacinas contra a COVID-19 para Angola

Angola recebe 50.000 doses de vacinas contra a COVID-19 no dia 15 de julho enviadas por Portugal. Com as vacinas vão também seringas e agulhas e outro material para a administração das vacinas à população.

Portugal envia 50 mil doses de vacinas contra a COVID-19 para Angola
Portugal envia 50 mil doses de vacinas contra a COVID-19 para Angola, Foto: DR

Portugal vai disponibiliza a Angola 50.000 doses de vacinas contra a COVID-19, bem como o material necessário para a administração, incluindo seringas e agulhas, entre outros componentes. A remessa deve chegar a Luanda dia 15 de julho de 2021, e será entregue às autoridades competentes angolanas numa cerimónia com o Ministério da Saúde.

Este envio de vacinas decorre do compromisso político de disponibilizar aos PALOP e Timor-Leste pelo menos 5% das vacinas contra a COVID-19 adquiridas por Portugal, uma ação enquadrada na segunda fase do Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia COVID-19 entre Portugal e os países africanos lusófonos e Timor-Leste.

A operacionalização desta operação é resultado do esforço conjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros português, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e da Embaixada de Portugal em Luanda, e do Ministério da Saúde, através da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED).