Portugal envia ajuda à Ucrânia na área da saúde

Medicamentos, diverso material médico e equipamento de emergência humanitária já foi enviado de ajuda à Ucrânia. Portugal também disponibiliza 603 camas em unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde para doentes emergentes da Ucrânia.

Portugal envia ajuda à Ucrânia na área da saúde
Portugal envia ajuda à Ucrânia na área da saúde. Foto: © TVEuropa

Portugal enviou hoje, 3 de março, medicamentos e material médico, no valor de cerca de 100 mil euros, de ajuda à Ucrânia, no âmbito e através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil. Uma ajuda que é essencial, face ao conflito armado motivado pela invasão da Ucrânia pela Rússia.

A ajuda foi enviada por transporte terrestre para um armazém na Polónia junto à fronteira com a Ucrânia, inclui 204 mil unidades de medicamentos de uso hospitalar e de ambulatório, que incluem, entre outros produtos, antibióticos, medicamentos para a dor, soros para hidratação, 416 mil seringas e agulhas.

O gabinete da Ministra da Saúde refere, em comunicado, que se trata da primeira de várias doações que estão a ser preparadas, com o apoio e a colaboração das associações da área do medicamento e dos dispositivos médicos em conformidade com listagens de necessidades de bens e serviços expressos pela Comissão Europeia e pelas autoridades nacionais dos Estados-membros.

Para além das doações que integram a remessa enviada hoje, estão também em preparação envios adicionais de produtos provenientes de laboratórios farmacêuticos nacionais.

Através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, foi também doado material de alojamento temporário de emergência, nomeadamente: 1.000 cobertores, 1.000 fronhas e 850 lençóis; 5.000 rações alimentares; 500 kits de cozinha e 3.600 utensílios de cozinha inox; 4.050 utensílios para alimentação descartáveis; 500 esteiras; e 500 kits de higiene.

O comunicado refere que Portugal também já disponibilizou 603 camas em unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para doentes emergentes, cujo tratamento já não possa ser garantido nos hospitais da Ucrânia, das quais 495 camas de enfermaria e 108 camas em unidades de cuidados intensivos (adultos, pediátricas, neonatais e queimados).

O Ministério indica que o número de camas poderá ser alargado, consoante as necessidades e a capacidade disponível. E destaca a rápida resposta solidária das unidades hospitalares às solicitações provocadas pela situação emergente verificada nos últimos dias.

Também é referido que o Ministério da Saúde solicitou a colaboração do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que tem em prontidão o seu módulo de emergência médica e profissionais – PT EMT, caso venha a ser acionado através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

Portugal também irá disponibilizar, num envio posterior, componentes sanguíneos e medicamentos derivados do plasma proveniente de dadores de sangue, concretamente: 500 unidades de plasma fresco congelado de quarentena, 2.000 unidades de plasma tratado por solvente detergente do grupo A e 10.000 unidades de albumina humana para politraumatizados e queimados.

Neste caso o Ministério da Saúde chama a atenção de que as doações de medicamentos e dispositivos médicos devem ser coordenadas por entidades oficiais, não só para responder às necessidades elencadas pelo país recetor, mas também para garantir o acondicionamento adequado, sem pôr em causa a qualidade e a segurança dos artigos.