Portugal envia equipa para combate aos incêndios no Canadá

Equipa de operacionais portugueses vai ajudar no combate aos grandes incêndios no Canadá. A Força Operacional de 140 elementos parte dia 14 de junho para operar na província do Québec, no âmbito do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

Portugal envia equipa para combate aos incêndios no Canadá
Portugal envia equipa para combate aos incêndios no Canadá

Uma Força Operacional Conjunta (FOCON) portuguesa parte dia 14 de junho para o Canadá para ajudar no combate os incêndios florestais que continuam a assolar no país. A equipa de 140 operacionais, coordenada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), sai do Aeroporto de Lisboa, em voo comercial, pelas 8h45.

A equipa inclui elementos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da ANEPC, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), de Bombeiros das corporações de bombeiros da Região Centro e da Região Autónoma da Madeira, e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

A missão da equipa segue para o Canadá ao abrigo do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia (UE), juntamente com o contingente de Espanha, composto por 97 operacionais.

O Canadá está a ser assolado por uma vaga de grandes incêndios florestais. A Força Nacional irá intervir na província do Québec.