Portugal envia para Moçambique mais 200 mil doses de vacina COVID-19

Mais 200 mil doses de vacina COVID-19 enviadas por Portugal para Moçambique. No total são 360 mil já doadas a Moçambique, no âmbito Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia COVID-19 entre o país os PALOP e Timor-Leste.

Portugal envia para Moçambique mais 200 mil doses de vacina COVID-19
Portugal envia para Moçambique mais 200 mil doses de vacina COVID-19. Foto: DR

Portugal disponibiliza a Moçambique, no âmbito do Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia COVID-19 entre Portugal e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, mais 200 mil doses de vacinas COVID-19.

O lote de vacinas da Astrazeneca deverá chegar à capital moçambicana, Maputo, no sábado, 30 de outubro de 2021, e será entregue pela Embaixada de Portugal às autoridades moçambicanas. Com esta entrega, ascende a 360 mil o número de vacinas COVID-19 doadas por Portugal a Moçambique, indica o Ministério dos Negócios Estrangeiros português.

O transporte destas vacinas é feito num voo da TAP, no âmbito do Acordo de Parceria Institucional que foi assinado entre a transportadora nacional e o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, no passado dia 30 de setembro de 2021. Um acordo que tem o objetivo de promover a colaboração entre as duas instituições, com especial enfoque no transporte de vacinas contra a COVID-19 e respetivos consumíveis para os PALOP e o Brasil.

A operacionalização desta ação é o resultado do esforço conjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros, designadamente através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e da Embaixada de Portugal em Maputo, e do Ministério da Saúde, através da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED).