Portugal envia vacinas COVID-19 para apoiar São Tomé e Príncipe

Um lote de 12 mil vacinas contra a COVID-19 e material para administrar as vacinas seguiu hoje, 9 de julho, para São Tomé e Príncipe. Portugal vai disponibilizar 5% das vacinas aos PALOP e a Timor Leste.

Portugal envia vacinas COVID-19 para apoiar São Tomé e Príncipe
Portugal envia vacinas COVID-19 para apoiar São Tomé e Príncipe

O primeiro lote de 12 mil vacinas contra a COVID-19 foi enviado hoje para São Tomé e Príncipe. As vacinas enviadas por Portugal vão apoiar as autoridades santomenses no seu plano nacional de vacinação contra esta doença. Para além das vacinas foi também o material necessário para viabilizar a administração, incluindo seringas e agulhas.

Esta doação de vacinas insere-se no cumprimento do compromisso político assumido pelo Governo português de disponibilizar pelo menos 5% dos seus lotes de vacinas para os PALOP e Timor Leste, e inscreve-se na segunda fase do Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia COVID-19 entre Portugal e os PALOP e Timor Leste.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) lembra, em comunicado, que após o envio de um primeiro lote, em maio passado, para Cabo Verde, e um outro, já em julho para Moçambique, este é o terceiro lote que Portugal envia. O MNE indica que ainda durante o mês de julho vão ser enviados novos lotes de vacinas para Angola, Guiné-Bissau e Timor Leste.

Este envio do lote de vacinas é o resultado do esforço conjunto do MNE, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e da Embaixada de Portugal em São Tomé, e do Ministério da Saúde, através da Direção Geral de Saúde, da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED) e da Task Force do Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19 em Portugal.