Portugal está entre os países europeus com melhor cobertura vacinal

Portugal está entre os países europeus com melhor cobertura vacinal
Portugal está entre os países europeus com melhor cobertura vacinal. Foto: Rosa Pinto

No período sazonal de vacinação 2023/2024, que ainda decorre, já foram vacinadas 2.492.171 pessoas contra a gripe, que é o número mais elevado de sempre, e 1.988.679 contra a COVID-19. Neste período de vacinação foram também envolvidas as farmácias comunitárias.

Portugal mantém com o Plano Nacional de Vacinação das mais elevadas coberturas vacinais da Europa, e dessa forma vem garantindo, nomeadamente, a proteção da população contra doenças re-emergentes como o sarampo. Tendo em 2023 sido administradas mais 7 milhões de vacinas.

O Ministério da Saúde refere em comunicado que, para o sucesso dos programas e das campanhas nacionais de vacinação, “é necessário que as vacinas estejam disponíveis em tempo útil, que se reforce a confiança nas vacinas, a segurança ao longo de todo o processo de vacinação, e se removam as barreiras de acesso e se aumente a comodidade da sua administração”.

Uma Portaria, agora publicada no Diário da República, aborda todo o circuito da vacinação “e define responsabilidades desde a autorização de novas vacinas até à sua administração aos utentes, passando pela aquisição, os serviços de logística, a distribuição, o armazenamento ou a monitorização e avaliação”.

O novo modelo de funcionamento do Programa Nacional de Vacinação agora definido pela Portaria vem adaptar o planeamento e a operacionalização das iniciativas de vacinação à nova organização do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente à criação de novas Unidades Locais de Saúde em todo o país e à extinção das Administrações Regionais de Saúde, e atribuições das competências a outras entidades do Ministério da Saúde. O MS indica que o novo modelo tem em conta a experiência recolhida na última campanha vacinal.