Portugal pode receber da UE 60 milhões de euros para Área dos Assuntos Internos

Mais de 18 mil milhões de euros do Quadro Financeiro Plurianual para a Área dos Assuntos Internos, para 2021-2027, foi hoje acordado pela Presidência do Conselho e pelo Parlamento Europeu. A Portugal pode receber cerca de 60 milhões de euros.

Portugal pode receber da UE 60 milhões de euros para Área dos Assuntos Internos
Portugal pode receber da UE 60 milhões de euros para Área dos Assuntos Internos. Foto: TVEuropa

Acordo da Presidência do Conselho e do Parlamento Europeu sobre o Quadro Financeiro Plurianual para a Área dos Assuntos Internos para 2021-2027 vai disponibilizar mais de 18 mil milhões de euros para a Comissão Europeia e os Estados-Membros prosseguirem o esforço comum de criar um espaço de liberdade, segurança e justiça através de projetos ligados à gestão dos fluxos migratórios, à gestão integrada de fronteiras e à prevenção e combate à criminalidade organizada.

O novo pacote financeiro é superior ao dobro do disponibilizado entre 2014 e 2020 que foi de 8,7 mil milhões de euros. As verbas são canalizadas através de três mecanismos: o Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), o Instrumento de Apoio Financeiro à Gestão das Fronteiras e dos Vistos (IGFV) e o Fundo para a Segurança Interna (FSI).

Em comunicado o Ministério da Administração Interna (MAI) indicou que a redistribuição das verbas pelos Estados-membros ainda está em aberto, mas os dados provisórios indicam um crescimento real dos valores a receber por Portugal na área dos Assuntos Internos em cerca de 60 milhões de euros. Valor que se traduz num crescimento total na ordem dos 80% face ao montante inicialmente aprovado para o Quadro Financeiro Plurianual 2014-2020.

O MAI estima que comparativamente ao Quadro Financeiro Plurianual anterior, estima-se que Portugal receba, entre 2021 e 2027, mais 30% para o FAMI, mais 197% para o IGFV e mais 73% para o FSI.

A adoção formal das propostas regulamentares agora acordadas quanto ao novo Quadro Financeiro para a área dos Assuntos Internos ocorrerá na sessão plenária de junho do Parlamento Europeu, ainda sob a Presidência Portuguesa da União Europeia.

O acordo alcançado resultou do intenso processo de negociação técnica entre colegisladores, com a parte portuguesa – em representação do Conselho da União Europeia – a ser liderada pela Secretaria-Geral do MAI, que é a Autoridade Responsável pelo Quadro Financeiro Plurianual para a área dos Assuntos Internos.

O objetivo de criar um espaço comum de liberdade, segurança e justiça é central na construção do projeto europeu e procura-se concretizá-lo através de diferentes projetos, nomeadamente:

a adoção e implementação de medidas comuns relativas à passagem de pessoas nas fronteiras internas;

os controlos nas fronteiras externas, em paralelo com a concretização de uma política comum de vistos;

o reforço de uma política comum de gestão dos fluxos migratórios – mais eficiente, responsável e sustentável – em conformidade com os princípios da solidariedade e partilha equitativa de responsabilidades entre os Estados-Membros;

a consolidação do esforço conjunto de prevenção e luta contra o terrorismo e a radicalização, a criminalidade grave e organizada e a cibercriminalidade.

A distribuição dos 18.054 milhões de euros pelos três mecanismos afetos à Área dos Assuntos Internos no período 2021-2027 é a seguinte:

FAMI: 9.882 milhões de euros, dos quais 6.270 milhões a distribuir pelos Estados-membros e 3.612 milhões a gerir pela Comissão Europeia – aumento de 216% face ao anterior Quadro Plurianual;

IGFV: 6.241 milhões de euros, dos quais 3.668 milhões a distribuir pelos Estados-membros e 2.573 milhões a gerir pela Comissão Europeia – aumento de 107% face ao anterior Quadro Plurianual;

FSI: 1.931 milhões de euros, dos quais 1.352 milhões a distribuir pelos Estados-membros e 579 milhões a gerir pela Comissão Europeia – aumento de 58% face ao anterior Quadro Plurianual.