Portugal recebe mais 48 refugiados sírios e iraquianos

Provenientes da Turquia chegaram hoje a Portugal mais 48 refugiados ao abrigo do Programa do ACNUR. Os 28 cidadãos iraquianos e os 20 sírios vão ser acolhidos em Loures, Almada, S. João da Madeira, Lisboa e Braga.

Portugal recebe mais 48 refugiados sírios e iraquianos
Portugal recebe mais 48 refugiados sírios e iraquianos. Foto: © Rosa Pinto

Chegaram, hoje, a Portugal mais 48 cidadãos provenientes da Turquia, como beneficiários do estatuto de refugiado. Estes refugiados vieram ao abrigo do Programa Voluntário de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Destes 48 refugiados, 28 cidadãos iraquianos e 20 sírios correspondem a 11 famílias, havendo duas pessoas isoladas. O centro de acolhimento em Loures vai acolher 21, Almada recebe 10, S. João da Madeira também recebe 10, Lisboa 4 e Braga 3.

O Ministério da Administração Interna (MAI) indicou que “até ao momento, Portugal já recebeu 578 pessoas no âmbito do Programa Voluntário de Reinstalação do ACNUR e da Comissão Europeia. Destas, 245 chegaram do Egito e 333 da Turquia”.

O acolhimento e a integração das pessoas refugiadas têm sido uma prioridade do Governo, referiu o MAI em comunicado, “num esforço contínuo que envolve Estado central e autarquias locais, bem como entidades públicas e privadas, e que tem sido reconhecido pelas Nações Unidas, pela Organização Internacional das Migrações, pela União Europeia e pelo Conselho da Europa”.

O MAI indicou que “esta prioridade tem-se traduzido na participação ativa de Portugal no esforço europeu de acolhimento aos refugiados, através do apoio às propostas da Comissão Europeia no sentido da construção de uma política europeia de asilo comum, que seja assente nos princípios da responsabilidade e solidariedade, no respeito pela dignidade da pessoa humana e no combate ao tráfico de seres humanos”.