Portugal reeleito para o Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo

Durante mais quatro anos Portugal vai continuar com assento no Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo. A reeleição decorreu, hoje, em Zabreb, na Croácia, e foi conseguida depois de uma intensa campanha diplomática.

Portugal reeleito para o Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo
Portugal reeleito para o Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo. Foto: © Rosa Pinto

Portugal foi hoje reeleito para um segundo mandato no Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT). Uma reeleição conseguida com 29 votos, e assim à frente da Turquia que teve 26, da Itália que obteve 25 e da França que conseguiu 21 votos.

A eleição decorreu durante a 64.ª Reunião da Comissão para a Europa da OMT, realizada em Zagreb, Croácia, tendo sido o ato eleitoral mais participado de sempre, com 41 votantes.

Esta reeleição de Portugal para o Conselho Executivo da OMT, que tem a duração de quatro anos, foi precedida de “uma longa e intensa campanha diplomática e conseguida num pleito muito disputado, reconhece a afirmação internacional e o reconhecimento da estratégia que Portugal está a desenvolver no turismo”.

Portugal foi eleito o Melhor Destino do Mundo pelo segundo ano consecutivo e é, hoje, considerado um “case study” em termos de inovação e sustentabilidade. Portugal tem mesmo sido utilizado pela OMT como um exemplo em que o turismo tem sido um instrumento essencial para o crescimento económico, criação de emprego e captação de investimento do país.

OMT escolheu, este ano, Portugal para iniciar a rede internacional de academias de formação no turismo e para realizar o primeiro Mayors Forum da OMT. Um Forum onde foram debatidos os desafios da sustentabilidade do turismo nas cidades.

Portugal também foi o primeiro país parceiro no concurso mundial de startups no Turismo da OMT, e três das startups vencedoras do concurso estão a desenvolver os seus projetos em Portugal.

O Conselho Executivo é o órgão máximo da OMT e é responsável por definir as prioridades de intervenção e o plano de atividades da Organização. Portugal integra a OMT desde 1976, tendo sido eleito pela primeira vez para este órgão em 1985 e, posteriormente, em 2005. Esta é a primeira reeleição consecutiva de Portugal nesta importante estrutura.