Portugal reforça apoio ao Orçamento do Estado de 2021 de Cabo Verde

Cabo Verde tem sido afetado, nas suas fontes de rendimento, pela pandemia de COVID-19. Para apoiar o país insular, Portugal reforça em mais 100 mil euros o contributo para o Orçamento do Estado cabo-verdiano de 2021.

Portugal reforça apoio ao Orçamento do Estado de 2021 de Cabo Verde
Portugal reforça apoio ao Orçamento do Estado de 2021 de Cabo Verde

Portugal vai reforçar diretamente o Orçamento do Estado de Cabo Verde de 2021 com mais 100 mil euros, totalizando no ano uma transferência de apoio de 600 mil euros. O Ministério de Negócios Estrangeiros (MNE) indica, em comunicado, que se trata de “um reforço excecional, em resposta ao apelo endereçado pelo executivo cabo-verdiano e que vai também ao encontro das conclusões do Grupo de Apoio ao Orçamento de Cabo Verde, que Portugal integra enquanto parceiro”.

O MNE indica que Cabo Verde tem sido “um dos países mais atingidos pelas consequências socioeconómicas da pandemia de COVID-19, muito em particular no turismo, setor que tem sido o principal catalisador do desenvolvimento económico do país”.

Em consequência do impacto da pandemia na economia, “as autoridades cabo-verdianas têm vindo a adotar um pacote de medidas económicas, sociais e sanitárias”, mas “a continuação da situação pandémica no mundo traz desafios orçamentais acrescidos para o executivo cabo-verdiano, em particular para a recuperação económica, a proteção social e o fortalecimento do sistema de saúde, a que importa responder”, conclui o comunicado do MNE, como justificação para o apoio português.