Portugal vai ter dois centros de inovação da NATO

Centros de inovação NATO. Um “Accelerator Network Site” e um “Test Centre” vão ser instalados em Portugal. Estes centros são considerados oportunidades para a economia de defesa nacional.

Portugal vai ter dois centros de inovação da NATO
Portugal vai ter dois centros de inovação da NATO

Portugal vê aprovadas duas candidaturas a centros de inovação NATO. Os dois centros de inovação em Defesa inserem-se no âmbito do Acelerador de Inovação da NATO, “Defence Innovation Accelerator for the North Atlantic” (DIANA). Um projeto que tem o objetivo acelerar o desenvolvimento de soluções tecnológicas emergentes e disruptivas no seio da NATO, principalmente tecnologias de duplo uso com aplicação na área da segurança e defesa.

Assim, Portugal vai receber um “Accelerator Network Site” a instalar na Arsenal do Alfeite, S.A., em Almada e um “Test Centre”, a instalar no Centro de Experimentação Operacional da Marinha, em Troia. Estas infraestruturas deverão iniciar operações em 2023.

A instalação destas estruturas representam uma relevante oportunidade para a economia de defesa nacional e possibilitam uma aproximação à rede de inovação da NATO.

A NATO já está presente em Portugal através do “Joint Analysis & Lessons Learned Centre”, em Lisboa, da Academia de Comunicações e Informações e do comando da “Naval Striking and Support Forces NATO” (STRIKFORNATO), em Oeiras.

Portugal integra o grupo de 12 membros fundadores da Aliança Atlântica, a par da Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Holanda, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Reino Unido e EUA. A NATO, criada pelo Tratado de Washington, já cumpriu 73, a 4 de abril de 2022, é atualmente constituída por 30 aliados.