Portugueses são desafiados a não consumir açúcar

Para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, 14 de novembro, que este ano é sobre o tema “Família e a Diabetes”, os portugueses são desafiados a não consumir açúcar. Uma diminuição no consumo diário de açúcar diminui o risco de contrair a diabetes.

Portugueses são desafiados a não consumir açúcar
Portugueses são desafiados a não consumir açúcar. Estevão Pape, coordenador do NEDM. Foto: DR

Para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, que este ano tem como tema a “Família e a Diabetes”, o Núcleo de Estudos de Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) desafia as famílias portuguesas a moderarem o consumo de açúcar.

Estevão Pape, coordenador do NEDM explicou que “o desafio passa por convidar as famílias a realizar uma experiência de um dia em que não consumam alimentos açucarados, tais como bolos, doces, cereais, refrigerantes, bebidas alcoólicas, entre muitos outros.”

O objetivo da iniciativa é “conseguir, de uma forma interativa, sensibilizar a população a adotar um estilo de alimentação mais saudável, de modo a reduzir o risco de desenvolver diabetes, uma doença que afeta, em média, um a três portugueses adultos”.

Para João Araújo Correia, presidente da SPMI, “através destas ações de consciencialização da população”, pretende-se “não só contribuir para uma melhoria da saúde” como destacar “o papel do especialista de Medicina Interna no contexto hospitalar e na promoção da discussão pública e científica ligada às diversas temáticas da saúde”.

A diabetes é uma doença crónica que se carateriza pelo aumento dos níveis de glicemia (açúcar no sangue), que provoca a deterioração dos vasos sanguíneos, e tem diversas consequências como um maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como o enfarte agudo do miocárdio ou a angina de peito, insuficiência renal ou a cegueira.

Dados do Observatório da Diabetes em Portugal indicam que há 1 milhão de pessoas com diabetes no país e mais de 500 mil pessoas não estão diagnosticadas, e por isso desconhecem possuir a doença. No mundo o número é de cerca de 500 milhões de pessoas diagnosticadas com diabetes, e a previsão é que haja um aumento exponencial nos próximos anos.