Prata nas Olimpíadas da Ciência da UE para estudantes portugueses

Estudantes portugueses ganham medalha de prata no EUSO 2017, as Olimpíadas da Ciência da União Europeia que decorreram em Copenhaga, na Dinamarca. Uma competição entre estudantes de 24 países.

Participantes portugueses na EUSO 2017
Participantes portugueses na EUSO 2017. Foto: ©EUSO 2017

Uma das duas equipas portuguesas de estudantes que representaram Portugal na 15.ª Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO) conquistou uma medalha de prata. As Olimpíadas decorreram em Copenhaga, na Dinamarca, e envolveram equipas de 24 países.

Os estudantes portugueses vencedores são Diogo Miguel Ferreira Rodrigues, da escola E.S. c/ 3º ciclo do Castêlo da Maia, João Miguel Seixas e Sousa do Colégio Pedro Arrupe, Sacavém e Marco António Ribeiro do Externato Delfim Ferreira, Riba D`Ave, Vila Nova de Famalicão.

As Olimpíadas da Ciência da União Europeia são uma competição destinada a estudantes do ensino secundário e têm como primeiro objetivo “estimular a escolha de carreiras científicas, desenvolver talentos, proporcionar troca de experiências e contactos entre estudantes”.

A Competição entre estudantes permite também “comparar o currículo e as perspetivas do ensino das ciências entre os Estados-Membros da União Europeia”. Para o Ministério da Educação o resultado alcançado mostra que “Portugal volta a provar que é um país de Ciência.”

Portugal participou pela nona vez, nas Olimpíadas da Ciência da UE com duas equipas de três alunos cada, e “o resultado dos alunos é motivo de orgulho e o reflexo de muito empenho e de muito trabalho de todos os envolvidos, que o Ministério da Educação felicita”.

A organização da participação portuguesa na EUSO 2017 foi assegurada, em conjunto, pela Direção-Geral da Educação, pela Sociedade Portuguesa de Física, pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Ordem dos Biólogos.