Praxes no Minho com atividades de divulgação científica

Alunos do primeiro ano do curso de biologia da Universidade do Minho vão ter atividades de natureza científica e cultural, no primeiro semestre, para minimizar o eventual efeito de abusos nas praxes.

Praxes no Minho com atividades de divulgação científica
Praxes no Minho com atividades de divulgação científica. Foto: © CEB

O Centro de Engenharia Biológica (CEB) da Universidade do Minho (UMinho) preparou um programa de atividades de índole científica e cultural para integrar os novos alunos. O programa tem início no dia 29 de setembro com um conjunto de atividades e várias iniciativas que irão ocorrer ao longo do primeiro semestre, indica o CEB.

O programa concebido e a levar a cabo pelo CEB vai ao encontro do desafio que Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, colocou aos centros de investigação para desenvolverem programas de atividades de índole científica e cultural para integrar os novos alunos e diminuir o impacto de eventuais abusos provocados no âmbito das praxes académicas.

O Centro de Engenharia Biológica, em colaboração com a Associação de Estudantes, através do Núcleo de Estudos de Engenharia Biológica (NEEB), programou um conjunto de atividades de dinâmica de grupo destinadas aos novos alunos, para serem realizadas no Bom Jesus, bem como uma visita às instalações da FermentUM, uma spin-off do CEB, que produz a cerveja artesanal ‘Letra’.

Na visita à FermentUM os alunos têm contacto com o processo biotecnológico de produção das cervejas ‘Letra’, um jantar e convívio nas instalações da empresa.

O programa de integração dos alunos do primeiro ano inclui a participação nas celebrações do 30º aniversário do lançamento do curso de Engenharia Biológica e um almoço-convívio com antigos alunos e professores, a realizar a 22 outubro.

“A nível cultural está a ser preparado o lançamento de um grupo de percussão de Engenharia Biológica com o apoio do grupo Bomboémia”, refere em comunicado o CEB.

O programa organizado pelo CEB inclui, ainda neste primeiro semestre, a participação dos novos alunos nas Jornadas de Engenharia Biológica. As jornadas anuais são organizadas pelo NEEB.

Os novos alunos irão frequentar seminários de divulgação com alunos de doutoramento do CEB, uma sessão de ‘speed dating’ com projetos de investigação do CEB e o envolvimento em miniprojetos de investigação semestrais em colaboração como o NEEB.

As atividades organizadas pelo CEB, além de responderem “à solicitação lançada pelo Ministro, pretendem também alargar o conhecimento dos novos alunos sobre a investigação em Engenharia Biológica”. As atividades vão potenciar “momentos de partilha com outros estudantes e investigadores, estimulando o sentido de curiosidade científica e promovendo um maior entrosamento futuro com os objetivos de aprender, apreender e empreender”.

O CEB envolve mais de 300 investigadores e uma elevada atividade científica que “se traduz no número de artigos publicados em revistas internacionais de renome, em 16 patentes já obtidas e pelo facto de ter estado na origem, até ao momento, de 13 novas empresas spin-off“.

A forte ligação do CEB à indústria é também um dos fatores de relevo do trabalho desenvolvido. São vários os projetos realizados em parceria e financiados por empresas para desenvolver e comercializar novos produtos ou serviços.