Preço do gasóleo desce 12 cêntimos a partir de 4 de abril

Diminuição do preço do petróleo no mercado internacional e decisão do Governo em manter desconto do ISP deve levar a uma descida de 12 cêntimos no por litro de gasóleo e 3,7 cêntimos por litro de gasolina, a partir de 4 de abril.

Preço do gasóleo desce 12 cêntimos a partir de 4 de abril
Preço do gasóleo desce 12 cêntimos a partir de 4 de abril. Foto: TVEuropa

Dados do mercado indicam que o preço do petróleo a cair no mercado internacional pelo que o gasóleo e a gasolina devem descer a partir do dia 4 de abril. Para a descida também contribui a decisão do Governo em manter inalterado o desconto temporário do ISP de 4,7 cêntimos por litro de gasóleo e 3,7 cêntimos por litro de gasolina.

O Governo indica que os preços dos combustíveis deverão registar uma descida na ordem dos 12 cêntimos por litro de gasóleo e de 4 cêntimos por litro de gasolina.

Neste caso resulta numa redução para o Estado de receita do IVA, que, segundo o o mecanismo semanal de revisão, conduziria a um aumento das taxas unitárias do ISP em 2,1 cêntimos no caso do litro de gasóleo e 0,3 cêntimos no caso do litro da gasolina.

No entanto, o Governo optou por diferir este ajustamento para o momento em que se concretize a descida do ISP pela aplicação da fórmula, tal como aconteceu na última semana.