Preços da energia: Comissão Europeia apresenta medidas

Comissão Europeia indica que face aos preços elevados da energia os Governos devem dar apoio de emergência ao rendimento das famílias, auxílios estatais às empresas e reduções específicas de impostos. Comissão vai investir mais nas energias renováveis.

Preços da energia: Comissão Europeia apresenta medidas
Preços da energia: Comissão Europeia apresenta medidas. Foto: © Rosa Pinto

A Comissão Europeia (CE) indicou, hoje, um conjunto de medidas sobre os preços da energia para combater o aumento excecional dos preços mundiais da energia. A CE prevê que os preços continuem a aumentar no inverno, e assim as populações e as empresas europeias devem ser ajudadas.

A CE indica um conjunto de ferramentas que a União Europeia e os seus Estados-Membros podem utilizar para fazer face ao impacto imediato do aumento atual dos preços e continuar a reforçar a resiliência face a choques futuros.

As medidas nacionais a curto prazo incluem o apoio de emergência ao rendimento das famílias, auxílios estatais às empresas e reduções específicas de impostos. A Comissão irá também apoiar os investimentos nas energias renováveis e na eficiência energética e analisará possíveis medidas para o armazenamento de energia e a aquisição de reservas de gás natural, bem como avaliará a atual configuração do mercado da eletricidade.