Prémio de Mérito Científico da UMinho atribuído a Leandro S. Almeida

Professor catedrático do Instituto da Educação da UMinho, Leandro da Silva Almeida, foi distinguido com o Prémio de Mérito Científico da Universidade. A distinção foi-lhe entregue durante a cerimónia de comemoração dos 45 anos da UMinho.

Prémio de Mérito Científico da UMinho atribuído a Leandro S. Almeida
Prémio de Mérito Científico da UMinho atribuído a Leandro S. Almeida. Foto: DR

O Prémio de Mérito Científico 2019 foi atribuído ao investigador Leandro da Silva Almeida, professor catedrático do Instituto da Educação da Universidade do Minho. A cerimónia de decorreu no âmbito das comemorações do 45.º aniversário, da Universidade do Minho (UMinho). O prémio é atribuído anualmente e reconhece a atividade de investigação do galardoado.

“Entendo este reconhecimento como um incentivo para continuar disponível para o meu Instituto e para a UMinho”, referiu o investigador distinguido, e acrescentou que no seu percurso teve “a sorte de conseguir algumas produções científicas que podem estimular os mais novos”.

Leandro Almeida, natural de Gondomar, onde nasceu há 64 anos, é licenciado em Psicologia pela Universidade do Porto, onde prosseguiu o percurso académico até ao doutoramento. Na década de 1980 realizou estágios na Universidade de Yale, nos EUA, e na Universidade Católica de Lovaine, na Bélgica, para além de ter passado pela Universidade René Descartes, em França e pelo St Patrick’s College of Education, na Irlanda. Leciona e investiga na UMinho desde 1989, tendo exercido vários cargos como o de presidente do Instituto da Educação e o de vice-reitor.

Atualmente Leandro Almeida coordena o ObservatoriUM – Observatório dos Percursos Académicos dos Estudantes da UMinho, preside ao Conselho de Especialidade de Psicologia da Educação da Ordem dos Psicólogos Portugueses e integra diversas associações científicas nacionais e internacionais.

O distinguido é ainda (co)autor de alguns manuais e de provas para a avaliação psicológica nas áreas da inteligência e aprendizagem usados em Portugal e noutros países de língua portuguesa e espanhola. Fez também parte do conselho científico do Instituto de Inovação Educacional, do Ministério da Educação, e do Conselho Nacional de Educação. Nos últimos anos, orientou meia centena de teses de doutoramento e publicou mais de três centenas de trabalhos, incluindo livros, capítulos e artigos.

O Prémio de Mérito Científico, lançado em 2009, já foi atribuído a onze professores da UMinho. O prémio permitiu destacar o trabalho de Nuno Peres (Escola de Ciências), Rui L. Reis (Escola de Engenharia), Carlos Mendes de Sousa (Instituto de Letras e Ciências Humanas), Odd Rune Straume (Escola de Economia e Gestão), Nuno Sousa (Escola de Medicina), Armando Machado (Escola de Psicologia), José Teixeira (Escola de Engenharia), Moisés de Lemos Martins (Instituto de Ciências Sociais), Paulo Lourenço (Escola de Engenharia), José González-Méijome (Escola de Ciências), e agora a Leandro Almeida.