Prémio Nobel de Física de 2021 para sistemas complexos e conhecimento sobre clima

Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi, são os laureados de 2021 com o Prémio Nobel de Física. A Real Academia Sueca de Ciências reconheceu os trabalhos inovadores em sistemas complexos com aplicação no conhecimento sobre o clima.

Prémio Nobel de Física de 2021 para sistemas complexos e conhecimento sobre clima
Prémio Nobel de Física de 2021 para sistemas complexos e conhecimento sobre clima

A Real Academia Sueca de Ciências concedeu o Prémio Nobel de Física 2021 para contribuições inovadoras para a compreensão de sistemas físicos complexos. O prémio é atribuído em conjunto a três cientistas: Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi.

Os três laureados compartilham o Prémio Nobel de Física de 2021 pelos seus estudos de fenómenos caóticos e aparentemente aleatórios. Syukuro Manabe e Klaus Hasselmann estabeleceram a base de nosso conhecimento do clima da Terra e como a humanidade o influência. Giorgio Parisi pelas suas contribuições revolucionárias à teoria de materiais desordenados e processos aleatórios.

O prémio é dividido em duas partes sendo atribuído metade a Syukuro Manabe, Princeton University, EUA, e Klaus Hasselmann, Max Planck Institute for Meteorology, Hamburg, Alemanha, e a outra metade a Giorgio Parisi, Sapienza University of Rome, Itália.

Em comunicado a Real Academia Sueca de Ciências descreve que os sistemas complexos são caracterizados pela aleatoriedade e desordem e são difíceis de entender. O prémio vem reconhecer novos métodos para descrever os sistemas e prever seu comportamento a longo prazo.

O clima da Terra é um sistema complexo de vital importância para a humanidade e Syukuro Manabe demonstrou como o aumento dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera leva ao aumento da temperatura na superfície da Terra. O cientista liderou na década de 1960 o desenvolvimento de modelos físicos do clima da Terra e foi o primeiro a explorar a interação entre o balanço de radiação e o transporte vertical de massas de ar. Um trabalho que lançou as bases para o desenvolvimento dos modelos climáticos atuais.

Klaus Hasselmann veio, cerca de dez anos depois dos trabalhos de Syukuro, a criar um modelo que liga o tempo e o clima, dando resposta à questão dos modelos climáticos poderem ser confiáveis ​​apesar do tempo ser mutável e caótico. O cientista também desenvolveu métodos para identificar sinais específicos, impressões digitais, que os fenómenos naturais e as atividades humanas imprimem no clima. Os métodos de Klaus Hasselmann têm sido usados ​​para provar que o aumento da temperatura na atmosfera é devido às emissões humanas de dióxido de carbono.

Em torno de 1980, Giorgio Parisi descobriu padrões ocultos em materiais complexos desordenados. As descobertas do cientista estão entre as contribuições mais importantes para a teoria dos sistemas complexos. Sistemas que tornam possível entender e descrever muitos materiais e fenómenos diferentes e aparentemente inteiramente aleatórios, não apenas na física, mas também em outras áreas muito diferentes, como matemática, biologia, neurociência e aprendizagem de máquina.

“As descobertas reconhecidas este ano demonstram que o nosso conhecimento sobre o clima assenta numa base científica sólida, baseada numa análise rigorosa das observações. Todos os laureados deste ano contribuíram para que obtivéssemos uma visão mais profunda das propriedades e da evolução de sistemas físicos complexos”, referiu Thors Hans Hansson, presidente do Comité do Nobel de Física.